Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O NERD NUMERO 1 DE HOLLYWOOD

UM PERFIL DA CARREIRA DE JOSS WHEDON


O ano de 2012 viu o nome de Joss Whedon subir na estratosfera do mundo do entretenimento. É que o filme que ele dirigiu - Os Vingadores - se tornou um fenômeno nas bilheterias. Não é para menos, reunir um batalhão de heróis e vilões num filme que, ainda por cima, é  bem feito, não é tarefa para qualquer um.

Nascido Joseph Hill Whedon em 23 de Junho de 1964 em Nova York, Whedon optou pelo mesmo caminho do pai e avô: ser roteirista. Após a faculdade, decidiu se mudar para a meca do cinema, Los Angeles, e perseguir seu sonho. Devido aos bons créditos que seus parentes roteiristas tinham, ganhou uma oportunidade no staff do seriado Roseanne. Esse período, Joss lembra com certo rancor: "eu passava horas, dias reescrevendo cenas, as vezes até episódios, por que ela - a comediante americana Roseanne - não ficava satisfeita com nada" , comentou certa vez. Isso foi em 1989 e Joss ainda era muito novo. Sua experiencia seguinte não foi tão traumática mas, igualmente decepcionante. Mistro de drama e comédia, Parenthood (não confundir com o seriado exibido no canal Discorery Home and Helth) não passou da primeira temporada. Deste episódio, Joss comenta: "estava incrivelmente excitado com a experiencia de escrever para uma série dramática  mas os números de audiência foram terríveis". Parecia que a carreira de escritor deste nerd confesso não iria para frente. Mas persistência sempre foi seu forte, aliado com o nome Joss que em chinês significa sorte.

Alguns executivos da FOX adoraram a ideia principal do projeto que Joss percorreu estúdios oferecendo. Seria uma garota loura e bonita lutando contra vampiros. Estamos em 1992 e Buffy - A Caça Vampiros estreou nos cinemas. A bilheteria e a repercussão não foram boas. "eles - o estúdio e os produtores - estragaram tudo. Eu queria um filme de terror e eles transformaram numa comédia boba como muitas que tem por aí". Mais uma decepção no curriculum do moço que ficou quase três anos sem escrever. A grande virada chaga no ano de 1995 quando um amigo conseguiu que Joss escrevesse o filme que seria o divisor de águas no cinema: Toy Story - um Mundo de Aventuras veio com a promessa de ser o primeiro longa de computação gráfica produzido (até hoje o brasileiro Cassiopéia luta por esse titulo na justiça) e aposentar os desenhos em 2D. Esse filme, distribuído pela Disney, faturou horrores nas bilheterias. Foi o suficiente para o nome de Whedon aquecer em Hollywood. Todos queriam o roteirista. Seus projetos seguintes também bombaram nos cinemas: Alien - A Ressurreição e Velocidade Maxima (aqui ele apenas revisou o roteiro e colocou alguns elementos).

Ainda com cabelo na epoca do sucesso de Buffy 


Com a carreira a todo o vapor, Joss ainda tinha em mente um projeto que ele mesmo criasse que se tornasse conhecido em todo o mundo. Ele voltou as origens e criou uma nova versão de Buffy - A Caça Vampiros, desta vez nas telas da televisão e com a estrela Sarah Michelle Gellar no papel titulo, onde poderia explorar melhor o universo que criara. "criei Buffy tendo em mente aquelas garotas lindas dos filmes de terror que morrem logo no inicio" disse uma vez. "também aquela maravilhosa fase de Jonh Byrne nos X-Men. Kitty Pride com toda aquela atitude foi a principal figura para Buffy surgir. Queria que ela fizesse parte do imaginário popular como a Mulher-Maravilha". Ainda que para muitos Buffy seja apenas um passatempo despretensioso que já foi encerrado, para os fãs e críticos televisivos é um dos melhores seriados já produzidos.

O sucesso estrondoso de Buffy fez Whedon oferecer mais um projeto, uma nova série. Em Angel, temos o vampiro do bem que era apaixonado por Buffy ir morar em Los Angeles onde abre um agencia de investigação do sobrenatural. O seriado estrelado por David Boreanaz foi também sucesso mas com o tom e ritmo um pouco diferente da série irmã. Após o fim da dupla de caçadores de vampiros mais famosa de todos os tempos, o roteirista de arriscou em outras áreas. Firefly foi uma especies de faroeste espacial que arrancou elogios inspirados de críticos  mas não teve uma audiência correspondente sendo cancelado ainda na primeira temporada. O próximo projeto durou um pouco mais só que nunca foi tão badalado quanto as series anteriores de Joss. Em Dollhose temos a bela atriz Eliza Duhku vivendo uma agente que muda de personalidade de acordo com as missões que é escolhida.

Com o elenco de Buffy
Com o elenco de Dollhouse
                                                                     
 Desde o fim de Dollhouse ele continuou atuando como roteirista só que de sua antiga paixão: os quadrinhos. Continuou com as aventuras de Buffy e Angel nos gibis editados pela Dark Horse Comics que logo no ano de lançamento faturou o premio de melhor nova série no Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos. Ele também foi o responsável de fazer o nome X-Men voltar a estar entre os mais comentados ao escrever a série Surpreendentes X-Men. Não sei se gosto demais do cara, mais ambas os gibis são excepcionais. Joss ficou surpreso ao ser escolhido pela Marvel Studios como roteirista de Os Vingadores o mais ambicioso projeto envolvendo quadrinhos com cinema. Tudo se mostrou o mais acertado possível  O filme faturou muito nas bilheterias e os atores adoraram trabalhar com o rapaz que é conhecido pelo perfeccionismo e bom humor.

Roteirista com os diálogos mais descolados de todos os tempos, produtor e musico - ele escreveu a letra e musica de todas as cancões do episodio musical de Buffy - Joss Whedon volta a ser o nome mais quente de Hollywood. Só quem conhece a fundo o trabalho dele sabe que ele é mais do que merecido desse sucesso. Tudo o que ele faz é, no minimo, bom.

Ao lado de suas principais criações.


Nenhum comentário: