Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DESCANSE EM PAZ: BRISCO JR



Durante a década de 1960 o tipo de serie que reinava supremo na televisão americana eram os seriados de faroeste. Produções como Chaparral e Bonanza eram as mais assistidas. Em 1993 a FOX tentou ressuscitar o gênero com Brisco JR. (Adventures of Brisco County JR). Com 27 episódios produzidos, o seriado é lembrado até hoje por sua produção bem requintada e ação incessante.



Recém formado em direito por Havard, Brisco County Junior (Bruce Campbell de A Morte do Demônio e Homem-Aranha) testemunha seu pai ser assassinado pela quadrilha do perigoso bandido Jonh Bly (Billy Drago) e resolve se vingar indo atrás de cada membro e faze-los pagar. Para isso, ele acaba virando um caçador de recompensa onde tenta acabar com todo o tipo malvado que circula pela cidade. Seus serviços são contratos por um escritório a mando de Socrates Poole (Christian Clemerson). No começo de sua jornada, Brisco e seu belo cavalo Cometa acabam cruzando o caminho com outro caçador de recompensas, o marrento Lorde Bowler (Julius Carry, morto em 2008) que se estranham, mas depois se tornam amigos. Brisco por onde passa arranca suspiros da mulherada, principalmente da malandra Dixie Coussin (Kelly Rutherford, vista hoje em dia em Gossip Girl - A Garota do Blog). A propósito, o nome da personagem vem de uma antiga e  famosa cancão americana chamada Heart of Dixie, que também é o nome do drama estrelado por Rachael Bilson de The O.C. - Um Estranho no Paraíso.


A estrutura narrativa da série era bem interessante, cada bloco era dividido em capítulos e, no final de cada episódio, um gancho emocionante era mostrado geralmente com o personagem em perigo que só seria resolvido no próximo episodio. Essa era uma pratica bem comum nas séries dos anos 1960 para manter a audiencia ligada semana após a outra. Nem esse truque esperto fez a série ser renovada para a segunda temporada, ainda que a primeira tenha tido um numero expressivo de episódios, 27. Outro detalhe que chamava a atenção para o seriado era a mistura entre faroeste e ficção cientifica com a inclusão do Orbe, um objeto oval brilhante que vira o alvo de interesse da bandidagem.  Segundo a Warner Bros que produzia a série a pedido da rede FOX, o motivo do desinteresse do grande publico pelo programa eram as séries policiais e os dramas de tribunal que tomavam conta da grade das grandes redes na epoca. Uma pena que durou pouco. Quem assistiu o programa nas madrugadas da Rede Globo no final dos anos 1990 e, mais tarde, na Warner Channel, sabe que, a série era muito boa e divertida.




Nenhum comentário: