Páginas

domingo, 7 de abril de 2013

POR ONDE ANDA?: ELENCO DE ARQUIVO X

Funciona quase como uma regra no show bizz, quando um ator faz sucesso com um personagem ele tende a ficar conhecido somente por aquele personagem e não ter mais destaque em sua carreira. Um exemplo clássico é de Carrie Fischer que fez a princesa Leia de Guerra nas Estrelas e não emplacou mais trabalhos de destaques. Será que o mesmo pode vir a ocorrer com o elenco de Arquivo X? Só o tempo dirá, por enquanto, os atores estão seguindo com suas carreiras, longe da gloria dos anos 1990.

Elenco da série promovendo o terceiro ano para a revista TV Guide


GILLIAN ANDERSON (AGENTE DANA SCULLY)



A atriz é a que mais participou da série rodando 198 dos 201 episódios produzidos. Ela se afastou da produção do programa durante três capítulos na segunda temporada para dar a luz a sua filha Pipper Maru. Mais tarde, durante a sétima temporada ela tirou uns dias de folga para escrever e dirigir o episodio Todas as Coisas. Após o final da série, em 2002, Gillian se mudou com a família para Inglaterra onde participou de produções locais, principalmente mini series produzidas pela BBC. Ela trabalhou pouco, justamente para cuidar um pouco da vida pessoal. Voltou aos holofotes nos ano de 2008 ao rodar o filme Arquivo X - Eu quero Acreditar e em 2011 com O Retorno de Johnny English, ao lado de Roman Aktison o Mister Bean. Seu ultimo trabalho foi ao ar este ano na mini serie The Fall e está cotada para fazer participações recorrentes na nova série Hannibal que explorará a juventude do personagem do filme O Silencio dos Inocentes.

DAVID DUCHOVNY (AGENTE FOX MULDER)


David causou espanto nos fãs da serie quando anunciou que não renovaria o seu contrato. A oitava e nona temporadas não tiveram a presença do astro que em consideração a Gillian e ao criador Chris Carter voltou a serie para fazer os episódios chaves e também para o final. David participou de diversas produções menores após sua saída do show. Inclusive atuou ao lado de Demi Moore em Amor por Contrato em 2009. Mas, para quem queria ficar longe dos trabalhos exaustivos de estrelar uma serie de TV, Duchovny voltou para telinha rapidinho. A seis anos ele vive o escritor Hank Mood no seriado elogiado pela critica Californication.

MITCH PILEGGI (DIRETOR SKINNER)


Bastante querido pelos fãs de Arquivo X, mesmo com seu personagem não aparecendo tanto quanto deveria, Mitch é o ex-ator da serie mais atuante. Nos últimos anos, ele emplacou como astro convidado nos seriados Lei e Ordem: Unidade de Vitimas Especiais, The West Wing: Nos Bastidores do Poder, Estética, CSI, Arquivo Morto, Reaper, Castle, The Finder e Contra a Parede. Também ganhou personagens recorrentes nas series Stargate: Atlantis, Sobrenatural, Sons of Anarchy, Grey's Anatomy e atualmente está na continuação de Dallas.

ROBERT PATRICK (AGENTE DOGGET)


Robert encarou a difícil tarefa de entrar no lugar de David Duchovny quando este não renovou o seu contrato com a produção. Seu personagem, Jonh Dogget demorou um pouco a cair nas graças do publico principalmente por fazer as vezes de cético, enquanto Scully acreditava tudo o acontecia ao seu redor. No saldo final, Robert agradou os fãs que ficaram chateados por ele ter sido ignorado no filme de 2008 Eu Quero Acreditar. Mas Patrick não ficou sem trabalho, pelo contrario. Ele foi astro convidado de diversas series e atuou em papeis coadjuvantes em filmes como Jonnhy & June onde fez o rígido pai do cantor Johnny Cash, Curvas da VidaProtegendo o Inimigo ao lado de Denzel Washington. Este ano atuou na cancelada serie Last Resort que pode ser assistida no canal AXN e no filme que contara a vida da lendária atriz de filmes pornos, Linda Lovelace em Lovelace que estreia no segunda semestre.

ANNABETH GISH (AGENTE REYS)


Annabeth entrou na serie para os produtores darem um pouco de descanso para Gillian Anderson que ficava cada vez mais exausta com a rotina intensa de gravações do show. Sua personagem virou fixa no nono ano e, assim como Robert Patrick, conquistou os fãs aos poucos. A versátil atriz participou de vários seriados ao final da serie, mas seu papel de maior destaque foi no elogiado drama Brotherhood onde fez uma dona de casa com depressão. Nos últimos três anos atua na serie Pretty Littles Liars que este ano vai ser exibida no SBT.

WILLIAN B. DAVIS (CANCEROSO)


O vilão mor da serie e único personagem a aparecer no primeiro e ultimo capítulos do seriado alem de Mulder e Scully, o Canceroso foi amado e odiado nas mesmas proporções. O ator Willian B. Davis chegou a escrever um episodio do seriado onde, obviamente, o foco era seu personagem. Como mora no Canadá, Davis participou de varias produções feitas naquele país. Entre os conhecidos dos brasileiros estão Sobrenatural e Caprica, spin off de Galactica - Astronave de Combate. Atualmente está no elenco do seriado Continnuum exibido por aqui no canal Space.

NICHOLAS LEA (ALEX KRYCEC)


Apesar de vilão, Krycec caiu nas graças do publico feminino da serie por fazer o tipo cafajeste. Assim como Willian B. Davis, Nicholas Lea mora no Canadá e fez participações em filmes e series rodadas lá. Entre os mais conhecidos estão V: Visitantes, Sobrenatural e Once Upon a Time. Faz pouco tempo participou da serie Continnuum.

TOM BRAIDWOOD, BRUCE HARWOOD E DEAN HAGLUND (OS PISTOLEIROS 
SOLITARIOS)




Gênios da computação e também investigadores do submundo, os Pistoleiros Solitários eram os informantes hilários de Mulder que fizeram tanto sucesso que ganharam seu próprio seriado só que ele durou apenas uma temporada com 13 episódios. Tom atuou na serie mais atras das câmeras, já que era diretor assistente. Ultimamente vem aparecendo em telefilmes produzidos no Canadá, mesmo destino de Bruce, cujo ultimo papel foi uma participação no seriado Emily Owens M.D. e Dean também fez filmes para TV e participou recentemente do seriado Bones.
 

Um comentário:

Genesis Carvalho disse...

o problema da sobre carga de trabalho de arquivo x ...a série era o carro chefe de audiência...a fox era refém ...praticamente na época a fox era tipo a rede record antes no começo de expansão pelo território.a média de episódios eram muito alta por temporada ..hoje em dia fica entre 12 a 16 no máximo...A responsabilidade e o peso colocado em Arquivo X era muito grande ...