Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

LISTA: OS CAVALEIROS DO ZODÍACO 20 ANOS NO BRASIL


Em primeiro de setembro de 1994 estreou na Rede Manchete um desenho que se tornaria um fenômeno sem precedentes: Os Cavaleiros do Zodíaco. Vinte anos depois, o impacto do anime ainda é sentido com os vários mangás sendo publicados por mês nas bancas brasileiras (alguns até da franquia) e a cultura pop japonesa que está mais forte do nunca como pode ser vista no publico das convenções. Ainda que o boom tenha ficado no inicio dos anos 2000 com direito até mesmo a um canal de televisão que só exibia animes e muitas revistas informativas com o tema, volta e meia se fala do desenho como em outubro quando uma reimaginação da série feita em computação gráfica e feita  para os cinemas, vai estrear.

Abaixo,  alguns tópicos para comemorar o aniversário da série Os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil que, provavelmente foi o ultimo grande sucesso antes da popularização da internet. Lembre-se que era uma época que a TV a cabo caminhava no país, ainda era distante a possibilidade de baixar séries, desenhos e filmes pela internet e a unica esperança, por incrível que possa parecer, era a TV a aberta.

ANIMAÇÃO
A série estreou no japão em 1986 bancada pela Bandai que enxergava potencial em Masami Kurumada como a genial ideia de fazer as armaduras dos heróis serem animais que representam constelações estelares prontas para virarem brinquedos. Mas, aparentemente, a patrocinadora da série não investiu muito no desenho que tinha uma animação limitada, repetição de takes e cenas onde os personagens falam mas não mexem a boca. Quem assistiu um Macross da vida sabe que, quando podem, os japoneses capricham nas animações. A série deu uma melhorada a partir da fase das 12 casas mas, isso, dependia do estúdio (ou você nunca reparou que os personagens volta e meia tinham um visual alterado?).


DUBLAGEM
Quando a revista Herói era um sucesso incomparável de vendas, os assuntos em torno dos Cavaleiros estavam se esgotando (mas não o sucesso do anime), alguém teve a ideia de fazer uma reportagem com os caras que tinham uma grande responsabilidade, os dubladores. Antes invisíveis os atores de dublagem passaram a serem mais conhecidos e queridos pelo publico ao ponto de, hoje, serem convidados para convenções com status de grandes astros (e não só os dubladores d'Os Cavaleiros).

EVOLUÇÃO
O grande defeito da série não é novidade para ninguém. O desenho é muito repetitivo e parece que não evolui. Quem acompanhou Dragon Ball registrou o crescimento do protagonista, seu casamento e o nascimento dos filhos e netos. Ja Os Cavaleiros do Zodíaco apresenta sempre a mesma história em que Atena ou Saori é feita de refém e se sacrifica para o mundo não se render, enquanto isso seus cavaleiros (ou melhor, Seiya) lutam sem parar para proteger a garota. A unica novidade que se viu com relação a narrativa foram series que contavam ou o passado (Lost Canvas) ou o futuro (Omega) mas não parece ser o mesmo.  A gente queria era ver os personagens virarem cavaleiros de ouro, Shun lutar mais, Ikki deixar a reclusão e outras coisas.

LEGADO
Graças ao desenho, tivemos conhecimento de muitos outros, principalmente japoneses, e do mercado que hoje influencia grandes produções hollywoodianas. Ao redor do mundo, Dragon Ball é mais famoso e influente, mas os cavaleiros sempre terão um lugar no coração dos fãs de animação japonesa, gostando ou não da série.

MUITO SEIYA
Se alguém mais atento não reparou mas a série se chama Saint Seiya então, obvio, tudo tem que girar ao redor do personagem. Mas o excesso de atenção ao personagem acabaram o transformando num dos mais (se não o mais) odiado personagem da série. Ao ponto de os fãs aos berros vibrarem quando o personagem apanha dos vilões.

OUTROS DESENHOS
Claro que a Manchete e os demais envolvidos que lucravam com a produção não ficaram dormindo no ponto e trouxeram outros animes que também conquistaram uma legião de fãs entre eles Yu Yu Hakusho, Samurai Warriors, Shurato, Sailor Moon e muitos outros. E não só a Manchete mas outras emissoras. A Toda poderosa Globo só se rendeu depois do estouro de Pokemon anos depois.

POUCO DOS OUTROS
Enquanto as atenções são voltadas para Seiya os outros personagens principais ficam de escanteio quase o tempo todo. Mas quando aparecem suas historias são mais interessantes como as melancólicas lutas de Hyoga contra seu mestre e toda a historia com sua mãe e Shiryu que ficou cego, lutou contra amigos e se sacrificou por eles. Mas, de lado mesmo fica o pobre Shun que nunca evolui sempre apoiado pelo irmão Ikki. Os fãs vibraram quando o personagem resolvia seus problemas sozinhos como quando June o impede de ir para santuário e dois cavaleiros aparecem para enfrenta-lo e ele sozinho resolve o problema. Ikki aparece pouco mas sempre parece mais poderoso que os demais.

 REVISTAS INFORMATIVAS
 O desenho estreou em setembro de 1994 e, em pouco tempo, virou mania, em dezembro do mesmo ano uma revista chegou as bancas trazendo Seiya na capa e virou história. A Herói por algum tempo era uma das revistas semanais que mais vendia e cresceu ao ponto de ter varias outras que copiavam o seu estilo. Algumas mais profissionais (Animax, Wizard) outras mais fuleiras. A revista saiu de circulação graças ao advento da internet que, em muitos momentos, tornam revistas e jornais obsoletos.

REDE MANCHETE
A historia do desenho Os Cavaleiros do Zodíaco na Rede Manchete é conhecida mas continua curiosa. O anime foi oferecido de graça ao canal em troca da exibição gratuita nos intervalos comercias dos produtos e brinquedos relacionados a produção. Como de graça até injeção na testa vale a Manchete exibiu sem grandes alardes do desenho que, em pouco tempo virou mania e conquistou muitos pontos de audiência para emissora que tinha já conquistado números expressivos nos anos 1980 com as series live action.


SUCESSO MUNDIAL
No Japão os Cavaleiros fizeram um sucesso ok ja que o blockbuster Dragon Ball ia ao ar ao mesmo tempo. Conta a lenda que o sucesso foi diminuindo e mais os atritos com o criador da serie fez acontecer o cancelamento do desenho antes da conclusão. Anos depois, como a fama do anime continuava em alta (principalmente em países da America Latina e Europa) a Toei Company junto da Bandai patrocinaram uma produção de novos episódios para encerrar a franquia desta vez com uma animação melhor e o uso de computação gráfica. Outras series foram produzidas também como Lost Canvas e Omega.



Nenhum comentário: