Páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

MEUS FILMES: PLANETA DOS MACACOS

PLANETA DOS MACACOS (1968)


Fazendo um grande sucesso nos cinemas no dia da estreia (com direito a longas filas nos principais salas de Curitiba) o filme Planeta dos Macacos - O Confronto me fez rapidamente assistir ao original do qual esse filme se baseia, o clássico lançado em 1968.

E ainda após tantos anos esta produção continua um filmaço. Se você só conhece a nova versão e tem interesse em assistir a versão sessentista aqui vai o meu ALERTA DE SPOILERS. Na trama, o astronauta Taylor (Charlton Heslton) está numa nave espacial com sua equipe quando ela sofre uma pane e eles caem em um planeta, aparentemente, deserto. Taylor é o único sobrevivente e começa a explorar o local onde foi parar e se depara com um assustador cenário. O planeta é dominado por macacos falantes! E, pior, os seres parecidos com humanos vivem em gaiolas e não falam. Ao ser descoberto pelos símios, Taylor foge e é emboscado nesse momento sofre uma lesão na garganta e não consegue falar. Um pouco depois, a cientista Zira (Kim Hunter) e seu companheiro Cornelius (Ruddy Mcdowell) se interessam pela aquela especie humana alta e loira e decidem estudar Taylor.




O astronauta consegue fugir tendo Nova (Linda Harrison) como companheira e, ao ser capturado pelos símios comandados por Dr. Zaius (Maurice Evans) consegue recuperar a voz soltando uma das falas mais famosas do cinema: "tire as patas imundas de mim, seu macaco maldito!". Todos os macacos ficam surpresos por aquele humano conseguir falar e Taylor vira alvo da perseguição de Zaius. Taylor decide aceitar seu futuro e deseja reconstruir a vida com Nova mas ao entrar na Zona Proibida descobre uma triste verdade, o lugar onde está é o planeta Terra anos no futuro, numa das cenas mais impactantes da história do cinema.



O Planeta dos Macacos é uma versão do livro escrito por Pierre Boule e sua versão para o cinema teve roteiro com ajuda do escritor Rod Serling famoso na época pela serie Alem da Imaginação. O sucesso da produção deu inicio ao uma franquia que rendeu mais algumas continuações, uma serie de TV e um desenho, alem dos remakes feitos em 2001 por Tim Burton, com Mark Walberg (que eu acho legal, mas sem o mesmo impacto do original) e um reinicio da franquiaem 2011 com Planeta dos Macacos - A Origem e O Confronto, atualmente em cartaz nos cinemas. Diferente de produções da época, que utilizavam da ficção cientifica para falar de assuntos polêmicos,  O Planeta dos Macacos original criticou abertamente os rumos que a sociedade humana esta levando sendo que a fala de Taylor ao se deparar com o lugar onde realmente está, fica mais claro ainda: "nós conseguimos acabar com tudo".   Outra atração do filme é a excepcional maquiagem criada pela equipe de Jonh Chambers cujo trabalho no rosto de Kim Hunter, Maurice Evans, Ruddy Mcdowell entre outros, durava três horas para ser feito! E uma hora para ser retirada! Tanto sacrifício por parte dos atores é compensado num filme único (apesar de suas continuações) e impressionante como nunca mais se viu.


MELHOR MOMENTO:

Com certeza, a impactante cena final tão surpreende quanto o próprio filme.



Nenhum comentário: