Páginas

domingo, 28 de dezembro de 2014

LISTA: 15 EPISÓDIOS DE SÉRIES MAIS CONTROVERSOS

Se hoje é comum você ver nas series de TV americana muito sexo, drogas e violência foi por causa dessa seleção de polêmicos episódios que assustaram os lares americanos quando foram exibidos pela primeira vez anos ou até décadas atras. Esses episódios abriram as portas para que hoje canais como HBO, Showtime e AMC e até alguns abertos como CBS e NBC permitam que os roteiristas ousem mais. Mas isso tudo teve um preço, como você poderá conferir na lista abaixo:


SÉRIE: ELLEN
EPISODIO: THE PUPPY EPISODE



Embora seja muito comum ver programas de TV com personagens homossexuais, no começo da década de 90 era raro. Então, quando Ellen DeGeneres saiu do armário em um episódio de seu seriado "Ellen", causou uma enorme controvérsia. Patrocinadores abandonaram o show e rede ABC recebeu até ameaças de ataques a bomba. Em última análise, o show foi cancelado no prazo de um ano, mas Ellen abriu o caminho para aqueles que viriam atrás dela com sua corajosa atitude.



SÉRIE: NOVA YORK CONTRA O CRIME
EPISÓDIO: PILOTO



Ja contei um pouco da saga de Nova York Contra o Crime aqui no blog e a incrível historia de boicote por parte de retransmissoras ao redor dos EUA que se ofenderam com o conteúdo do piloto da serie. A produção tinha linguagem vulgar, violência e cenas de nudez. Mesmo assim a série durou anos no ar sempre surpreendendo a audiência




SERIE: SOUTH PARK
EPISODIO: 200 E 201




A 16 anos o desenho é conhecido por suas polemicas e ofensas a todo o tipo de gente. Mas o que foi mostrado nos episódios 200 e 201 foi a tentativa de ofender as principais religiões existentes. Mas quem se ofendeu mais foram os muçulmanos que até ameaçaram contra a vida dos criadores da série, pois eles retrataram o profeta Maomé de forma, digamos, nada religiosa. O personagem foi mostrado com uma tarja preta e o episodio sofreu censura em vários países onde foi exibido.




SÉRIE: SEINFELD
EPISODIO: THE PUERTO RICAN DAY




O quarteto de Seinfeld sempre foi politicamente incorreto mas, neste capitulo, os caras pegaram um pouco pesado. Durante um desfile comemorando o dia de Porto Rico os personagens reclamaram de tanto barulho e de tanta gente nas ruas. Mas o que realmente pegou pesado foi quando o personagem Kramer queimou a bandeira do país e a chutou varias vezes. A NBC pediu desculpas baniu o capitulo da programação que só foi assistido novamente anos depois quando a serie foi lançada em DVD.





SÉRIE: MISTER ROGER'S NEIGHBORHOOD
EPISODIO: CONFLITO



O ano era 1983 e era o auge da guerra Fria. Nesta serie não exibida no Brasil, o senhor Roger do titulo resolveu reunir as crianças do bairro e ensina-las sobre a guerra e como a guerra esta perto delas e pode atingi-las a qualquer momento.




SÉRIE: TINY TOON
EPISODIO: UMA CERVEJINHA

Perninha, Pluck e Presuntinho acham uma garrafa de cerveja e a bebem. Claro que eles ficam bêbados e pegam um carro, dirigem feito loucos caem num penhasco, morrem e vão para o céu. O que será que as crianças acharam quando assistiram esse capitulo? Eu lembro que achei muito divertido. Mas os pais americanos, não.





SÉRIE: UMA FAMÍLIA DA PESADA
EPISODIO: TERMOS PARCIAIS


Assim como South Park, Uma Família da Pesada também ofende a muitas pessoas mas um capitulo criou uma polemica sem fim quando Louis vai a uma clinica fazer um aborto e ele é feito da maneira mais insensível possível. Episodio proibido de ser exibido nos EUA.





SÉRIE: MAUDE
EPISODIO: DILEMA DE MAUDE


Antes do aborto do desenho Uma Família da Pesada ir ao ar, neste seriado Maude não exibido no país, a personagem principal descobre que está gravida aos 47 anos e decide fazer um aborto. Durante o capitulo ela questiona se deve ou não ter a criança e acaba optando pelo aborto. Isso foi em 1972 e foi algo inovador e provocante para a época, mas curiosamente, este episodio não foi banido da televisão como outros.






SÉRIE: DALLAS
EPISODIO: DE VOLTA PARA CAMELOT



Imagine se você está assistindo a estréia da temporada de seu programa favorito e revela-se que toda a temporada passada foi apenas um sonho e nunca aconteceu. Isso é o que aconteceu com os espectadores do primeiro episódio da temporada 10 de Dallas quando sintonizado para descobrir que nada do que assistiu no ano 9 nunca realmente aconteceu. Felizmente foi uma coisa boa, mesmo que fosse um choque, porque a nona temporada lidou com a morte de um personagem tão querido, Bobby, que agora estava vivo de novo! Nos bastidores, o ator Patrick Duffy pediu demissão o que obrigou os roteiristas a mata-lo. Mas com a audiência caindo a solução foi correr atras de Patrick e apagar tudo, o que ficou conhecido como o ano do sonho.



SÉRIE: ST ELSEWHERE
EPISÓDIO: FINAL



Algo parecido com o ano do sonho aconteceu no episódio final de St. Elsewhere onde o telespectador descobre depois de 6 anos assistindo a serie que tudo o que aconteceu rolou dentro da cabeça de um menino autista segurando um globo de vidro com uma miniatura do hospital onde se passava a serie. E você achou o final de Lost ruim?




SÉRIE: UM AMOR DE FAMÍLIA
EPISODIO: NOS VEMOS NO TRIBUNAL



Um amor de Família era o tipo de serie que dava muito trabalho aos censores mas um em especial nem chegou a ir ao ar. Quando Al e Peg encontram um vídeo caseiro de seus vizinhos fazendo sexo, os certinhos Marcia e Steve astros da fita, processam seus vizinhos e todos vão parar no tribunal. O episodio foi considerado ofensivo devido a muitas piadas com duplo sentido ditas durante a duração do capitulo.




SÉRIE: ARQUIVO X
EPISODIO: O LAR



Arquivo X já causava arrepios na plateia mas nada se comparou a O Lar o episodio mais sombrio e polemico da serie que trata de uma família deformada que vivia uma relação de incesto forçada .



SÉRIE: BUFFY - A CAÇA VAMPIROS
EPISODIO: O ALCANCE DA VOZ



Se a tentativa de suicídio de um adolescente por não ser popular já foi motivo de controvérsia, o episódio O Alcance da Voz estava programado para ir ao ar na mesma semana que ocorreu o tiroteio de Columbine onde diversos estudantes foram mortos por um aluno. Acontece que o enredo do episodio era muito parecido. Buffy contraiu de um monstro o dom de escutar tudo o que os outros pensam e descobre que alguém vai tentar matar alunos e professores e tenta impedir o fato. O capitulo ficou meses arquivado até ser exibido.




SÉRIE: BEAVIS AND BUTT-HEAD
EPISODIO: COMEDIANS



Neste episódio o que foi polemica foi a consequência que ele gerou quando um adolescente resolveu copiar o que um dos personagens fez durante o episodio. Ele tentou fazer malabares com fogo e acabou matando a irmã.



SÉRIE: OS SIMPSONS
EPISODIO: A CULPA É DA LISA



Os Simpsons é outro tipo de desenho que cutuca em varias feridas, desta vez eles mexeram com um país inteiro. Advinha qual foi o país? O meu, o seu, o nosso Brasil varonil. A família amarela vem até o Rio de Janeiro e da de cara com varias situações que, bem, quem vive aqui não achou tão diferente da realidade assim. Bom, tirando a parte do exercito de ratos gigantes.


com reportagem adicional do site hitflix.com

Um comentário:

Unknown disse...

Sou fã de Seinfeld! Alguns dias atrás, eu vi uma série que foi criada pelo mesmo escritor: Larry David. Este homem é um gênio para comédias! A série é chamada de Curb Your Enthusiasm 9 Espero ansiosamente a temporada 9! O último capitulo me deixou super divertida. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas ❤️