Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

30 ROCK E A NOVA COMÉDIA AMERICANA


Quando eu sento em frete ao computador e assisto uma série para dar boas gargalhadas a única que faz eu rir muito é 30 Rock. Já exibida na Record com o titulo de Um Maluco na TV, esse seriado estreiou em 2006 como um presente da NBC para a roteirista Tina Fey, que fazia um grande sucesso no programa Saturday Night Live (um tipo de Zorra Total que já está no ar a quase 40 anos na TV Americana). Tina se tornou a primeira roteirista chefe do show, e suas memórias dessa época foram transportadas para dentro do seriado. Ela faz o papel de Liz Lemmon, uma quarentona chefe de roteiristas que tem que lidar com o ego inflamado do novo astro do programa, Tracy Jordan, tambem ficam no seu pé, a estrela Jenna Morone, que a todo custo não quer ficar velha (seu momento máximo é quando ela faz um teste para Gossip Girl e quando descobre que é para fazer a mãe de um dos personagens, ela surta). Também tem o chefão da emissora, Jack Donaghe (Alec Baldwin, hilário). Muitos outros personagens ganham destaque a cada episódio, como o excentrico Kenneth, que não se sente bem quando não é mandando por alguém.
O show mostra os bastidores de um falso programa e a gente percebe quando os escritores alfinetam ou homenageiam alguém. Outro destaque é a participação especial de muitas estrelas de Hollywood, que adoram o tom acido da série como Jennifer Aniston, Oprah Winfrey, Julianne Moore, Matt Damon, Woopie Goldberg e muitos outros.
30 Rock faz parte do novo estilo da TV Americana em fazer os seriados de comédia. Quando I Love Lucy fez a sua estreia a mais de 50 anos, estava criado um novo tipo de programa: as sitcons. A comediante Lucy Davies criou o estilo que até hoje, aos poucos é verdade, é utilizado, os espisódios são gravados na presença de uma platéia que ri e as vezes participa da ação, com 3 cameras gravando ao mesmo tempo. Hoje, os seriados são gravados como no cinema, com um camera, com cortes rápidos, sem a necessidade de risadas ao fundo e uma edição agil fazendo com que nós assistimos os pensamentos dos personagens em quadros bem rápidos.
Os estudiosos do assunto dizem que a ultima grande sitcon no formato tradicional foi Friends, que foi encerrada em 2004 após 10 anos no ar, mas duas séries que estão sendo exibidas algum tempo tentam resistir a essa teoria: Two and the Half Man e How I Met Your Mother, mas elas não possuem audiências significativas dos tempos de Sienfield ou mesmo da já citada Friends.
Mas, mesmo possuindo todas as qualidades que tem, 30 Rock não consegue ter um boa audiência, são “apenas” 5 milhões de pessoas que assitem quando o ideal para a NBC é acima de 10 milhões, e dizem as más línguas, que o programa só é mantido no ar por que ele é sucesso de critica. Não consigo entender por que esse programa não é prestigiado em sem país de origem, ele é muito engraçado e sua protagonista, Tina Fey é hilaria. Com 37 anos, Fey só está experimentando o gosto do sucesso após muito ralar. Seu sonho de ser roteirista se realizou aos 27 anos ao ser contratada para a equipe do Saturday e cair nas graças de seu produtor Lorne Richards. Ela foi considerada a principal responsável em renovar a atração, tanto é que acabou se tornado a lider da equipe. Neste meio tempo tambem escreveu a comédia Meninas Malvadas (aquele filme com a Lindsay Lohan se revoltando contra as patricinhas da escola, Tina faz o papel da professora que acaba com o professor negro). Sem ter uma beleza extraordinária - ela faz o tipo comum – Tina é a prova viva que nem sempre ser lindo significa que você vai vencer na vida, um pouco de sorte tambem ajuda.


SOBRE 30 ROCK:

O BOM:
Uma série engraçada, agil, com uma protagonista loser e que mostra os bastidores da televisão, como não gostar disso?
O RUIM:
Particulamente não achei nenhum defeito no seriado. Atrevo-me a dizer que ela é perfeita.
EPISÓDIO DESTAQUE:
Nesta 5a temporada, o quarto episódio foi exibido ao vivo para os EUA e fez uma homenagem a: siticons! Com direito a risadas e tudo mais!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

POR ONDE ANDA?: SARAH MICHELLE GELLAR

Sarah como Buffy em 1999.

Sarah Michelle Gellar (pic: AP)
Atualmente a atriz, alem de cuidar da filha, é modelo
da marca Maybilline.


Alguns atores ficarão conhecidos para sempre por um determinado personagem. No caso de Sarah Michelle Gellar, não será diferente. Ela será reconhecida como Buffy - A Caça Vampiros.
Dependendo do ponto de vista da atriz, isso pode soar um elogio, considerando que a série de TV Buffy - A Caça Vampiros sempre foi bem criticada por seus roteiros e dialogos.
Desde de pequena foi incentivada pela mãe para fazer fotos e participar de concursos de beleza e testes para filmes. Conseguiu um pequeno papel num filme de 1983 feito para TV, tinha apenas 6 anos. A partir daí, decidiu o que queria da vida: atuar.
Até virar adolescente, Sarah fez muitos comerciais e participações sem muita expressão em filmes e seriados até chegar o ano de 1993 e veio a chance de participar da novela All My Children (nos EUA, as novelas são muito diferentes, são exibidas sempre a tarde, com péssimo elenco, produção capenga e demora anos para acabar). A atriz ficou no elenco da produção até 1995 e participou de mais alguns filmes.
Em 1997, um jovem cheio de idéias malucas apresentou o roteiro de um novo show, era sobre uma garota loura, super forte que caçava vampiros. Depois de autorizado pelo canal de TV WB, a produção procurava desesperadamente a sua Buffy, inumeras atrizes fizeram o teste para o papel. Sarah fez para o papel da patricinha Cordélia Chase, um papel muito parecido com o que ela fazia na novela All My Children. Ela não passou, mas pediu para fazer o teste para a protagonista, ja que praticava Taekwondo. Sua grande chance chegou.
Já no final de sua primeira temporada, Buffy se tornou um fenômeno, e Sarah já estampava as capas das revistas Teen.
Durante os 7 anos de produção do seriado, Gellar participou de alguns filmes com grande bilheteria, entre eles Eu sei o que voces fizeram no verão passado (onde conheceu seu marido Freddie Prinze Jr.), Segundas Intenções e Scooby Doo. Nada que reconhecesse seu talanto artisco já que a atriz era honrada apenas com premios menores que os almejados Globo de Ouro, Emmy e Oscar. Neste tempo, ainda ganhou o apelido de nova rainha do grito por estrelar filmes de terror, entre eles O Grito.
Sarah tomou a decisão de não mais participar da série e em comum acordo com o criador Joss Whedon cancelaram o programa em 2003. Desse tempo para cá, ela participou de varias séries e alguns filmes sem muito destaque nas bilheteria$, entre eles Sedução em Manhatann e Veronika Decide Morrer da obra de Paulo Coelho, sua ultima participação nas telas antes de engravidar de sua primeira filha, Charlotte Grace.
Sarah tambem está envolvida com projetos de caridade, prova que nem só de glamour e fortuna vive o mundo das celebridades.

domingo, 26 de dezembro de 2010

CONHEÇA: DOWNTON ABBEY


Estou devorando cada capítulo de um novo seriado: Downton Abbey.
Produzido pelo canal Itv da Inglaterra (principal concorrente da poderosa BBC) esta é uma série de epóca passada em 1912.

Downton é o nome de uma magistral mansão localizada no interior da Inglaterra. Com uma familia composta de um marido, esposa e três filhas. Parte da açao é centrada na ala dos criados. São aproximadamente 20, do mordomo até as faxineiras. Cada um com seus deveres, sonhos e esperança. Tal qual uma empresa, há uma hirearquia onde cada um tem sua função de acordo com sua posição.

Definitivamente, a ala dos empregados chama mais a atenção do que a trama central. A herança do velho Sr. Grantham diz bem claro que toda sua fortuna, inclusive o emenso terreno onde fica a Downton, será passada para um homem da familia. Seu filho, o conde Grantham só teve filhas e quando seu parente mais próximo morre no acidente do Titanic, seu primo de segundo grau assumirá a herança para desespero de sua velha mãe, que teme ver toda a sua fortuna e posição social ser jogada fora. A unica maneira de reverter isso seria a filha mais velha do conde casar com esse primo, mas os dois não gostam um do outro.

Com uma reconstituição de época perfeita e com um pouco de história da Inglaterra contada, este seriado está longe de ser um romance ao estilo Jane Austen (considerada a maior autora da lingua inglesa). E explora temas como casamento arranjado, orgulho, preconceito e dever para o trabalho. No elenco afiado, o unico rosto reconhecido é de Maggie Smith (de Mudança de Habito e Harry Porter).
Com 7 episódios produzidos para primeira temporada (na terra da rainha é comum serem produzidos poucos episódios por ano dos seriados) vale a pena assistir este emocionante e eficaz drama.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

POR ONDE ANDA?: LUCY LAWLESS



Em 1994 como Xena.



Lucy este ano como Lucréia em
Spartacus.

Prosseguindo na missão de nunca deixar o blog sem novidades, estreio mais uma seção: Por onde anda? Eu adoro saber o que anda fazendo ou como está um ídolo meu. Quem abre este novo módulo do Badfish é Lucy Lawless. Se voce não está ligando o nome a pessoa, Lucy interpretou por 6 temporadas a protagonista de Xena - A Princesa Guerreira.
Dona de uma beleza exuberante e de belos olhos azuis, a loura de verdade Lucy nasceu Lucille Frances Ryan em 29 de Março de 1968 e de longe aparenta ter 42 anos. Foi na cidade de Auckland, na Nova Zelandia (um dos países mais belos do mundo) que seu pai, o prefeito Frank e sua mãe, a professora Julia, a incentivaram a ser artista. Quando conheceu seu primeiro marido, Garth Lawless, teve que ajuda-lo no sustento da casa o foi trabalhar junto com ele numa mina de ouro, isso já na Australia, para onde se mudaram. Neste trabalho, a bela se tornou caminhoneira e não continuou mais por que engravidou. De volta a terra natal, fez teste para uma tv local e apresentou um programa de turismo durante 2 anos, foi o tempo suficiente para os donos da produtora Renaicense Pictures a notarem. Ofereceram para ela um pequeno papel de uma aldeã na série produzida por eles: Hercules.
Com o banco de elenco pequeno, era comum que varios atores participavam dessa série em papéis diferentes, foi numa coincidência do destino que a atriz escolhida para fazer o papel de uma princesa guerreira não pôde comparecer ao set de gravações e Lucy então foi chamada para interpretar Xena. Com um sorriso contagiante, além da ja comentada beleza, destacando em cada cena que aparecia, a idéia dos produtores Robert Tarpet (futuro novo marido da estrela) e Sam Raimi foi a mais feliz: criar um novo seriado.
Exibido no período de 1994 a 2001 o seriado Xena - A Princesa Guerreira ganhou fama por varios motivos, entre eles o carisma e química das protagonistas, as paisagens naturais da Nova Zelândia e o fato dos roteiristas do show nunca se levarem a sério.
Após o fim da série que a apresentou ao mundo, Lawless aproveitou o tempo que tinha para fazer participações em varias séries (entre eles Arquivo X), pontas em filmes e aumentando a prole (engravidou mais duas vezes). Atualmente, continua morando na Nova Zelandia e faz parte do elenco fixo do seriado Spartacus (que teve a sua produção suspensa á pouco por seu protagonista estar com câncer).
A aparencia natural da
atriz é loura.

sábado, 18 de dezembro de 2010

DESCANSE EM PAZ: CYBERCOP - OS POLICIAIS DO FUTURO


Existe um movimento dentro da Internet entre os fãs das séries japonesas. Chamado de Geração Manchete, devido a Rede Manchete ser a emissora que mais exibiu os enlatados (voce não odeia essa expressão?) japoneses nos anos 80 e 90. São fãs que passaram alem do termo fã. Eles simplesmente não se contentam em apenas assistir o seu seriado favorito. Um caso cuirioso vem do site www.cybercopproject.com um iniciativa que pretende dar continuidade ao famoso seriado japones. Claro que, com o auxlilio do computador, o site está arrecando recursos e conta, ao menos, com o auxilio de muitos fãs e dois atores da série.
Falando no Cybercops, este seriado foi um dos mais diferentes exibidos pela Manchete. Longe do padrão da Toei, era gravado em video e com efeitos especiais capengas e mal feitos. Mas, há uma regra para quem é fã de cultura pop em geral, se a história for boa, o resto é resto.
O que mais chamava a atenção nos Policiais do Futuro eram seus personagens carismaticos e sua trama que ficava mais dramática a cada capitulo culminando no fatídico ultimo episódio.
O seriado se passava no então distante ano de 1999 e a policia criou uma nova divisão chamada ZAC, em que 3 capacitados policiais são escolhidos para usarem vestimentas especiais. Popularmente são chamados de Cybercops Marte, Saturno e Mercurio, certo dia ao darem de cara com a nova ameaça chamada Destrap, são auxiliados pela nova unidade Jupiter, usado por Takeda, um rapaz sem memória que mais tarde se descobre que veio do futuro para impedir que a Destrap conquiste o mundo. Os policiais são ajudados pela competente Tomoko (Mika Chiba, que tambem canta a canção tema de encerramento, a pegajosa "Shooting Star".
Inicialmente, Akira (Marte - seu interprete, Shogo Shiotami cometeu suicidio em 2002) não aceita muito o forasteiro, mas aos pouco ele ganha confiança de Rioiti (Saturno, o mulherengo) e Osamu (Mercurio, o timido) e o amor de Tomoko.
Mesmo com uma história bacana e personagens pra lá de legais o programa teve apenas 33 episódio produzidos, prova que nem no Japão este seriado fez tanto sucesso, uma vez que o normal são de 49 a 51 capítulos. Mesmo assim, até hoje, entre a roda de fãs, são elogioados os desenhos dos personagens e os dialogos considerados acima da média para uma produção infantil.

DESCANSE EM PAZ: CONFISSÕES DE ADOLESCENTE


A adolescencia é um epoca cheia descobertas, conflitos, amizades e tantos sentimentos. Para muitos, é a melhor parte da vida, para outros, nem tanto. Esta fase da vida foi adaptada para o teatro pela atriz Maria Mariana na peça Confissões de Adolescente. Levemente inspirada na sua própria juventude, Maria viu um sonho se realizar quando o diretor Daniel Filho (da série As Cariocas), com a sua produtora Dez Produções mais o escritor Euclides Marinho (autor da novela Desejos de Mulher) decidiram levar as suas confissões para a televisão.


Assim a TV Cultura co-produziu essa produção que virou mania entre a garotada. Até mesmo os meninos como eu, sentavam em frente a tv as 8 da noite (bem no horario do JN, ou seja, quem não tinha duas tvs em casa, como eu, se ferrava) para ver as história das irmãs Diana (Maria Mariana), Barbara (Georgiana Góes), Natalia (Daniele Valente) e Carol (Deborah Secco) e seu pai (Luiz Gustavo). Interpretadas por atrizes carismaticas e em inicio e carreira, o quarteto ditou moda entre as meninas como suas roupas e cortes de cabelo.


A narrativa da série era inovadora, pois os personagens faziam suas confissões ao publico olhando para a camera. Falando em camera, Confissões foi o primeiro seriado de tv a ser gravado em 16 mm, o que dava uma cara de série americana, isso facilitou e muito a venda do programa para outros países. O país que mais o seriado fez fãs foi a França que através do canal TF-1 co-produziu a segunda temporada da série junto com a TV Bandeirantes que comprou os direitos de exibição da TV Cultura. Nesses novos episódios, houve uma troca de atrizes, Deborah Secco na epoca estreava na Globo na novela A Próxima Vitima. Esse foi um dos fatores que fez o segundo ano não ter o mesmo sucesso de quando na epoca da Cultura. Mas hoje, analizando o fato, simplesmente, não parecia ser o mesmo programa.
Se voce ficou saudoso, o seriado foi lançado em DVD em dois boxes correspondentes ao primeiro e segundo ano desses anos incriveis.

RADAR

 Tenho boas e más noticias para fãs de séries que não possuem TV a cabo. A Globo aquiriu, junto a FOX, um pacote com novos seriados. São produções curtas de no máximo 13 episódios a serem exibidos nas madrugadas da emissora, quando houver o espaço necessario na programação, diga-se de passagem. Os titulos são Breakout Kings, sobre um grupo que ajuda bandidos fujirem da prisão, seguido de The Glades, acerca de um detetive que usa sua beleza para resolver os casos e por ultimo The Good Guys sobre um detetive beberrão que terá um novo parceiro, um cara todo certinho.


O que é 100% certeza é que o canal irá exibir, apartir de janeiro, as ultimas temporadas e 24 horas e Lost, como ocorre a alguns anos para cobrir as férias do Programa do Jô. Foram adquiridos novos episódios de Os Simpsons, Uma Familia da Pesada e tambem The Cleveland Show, Lie To Me e White Colar que mesmo sem serem exibidos, tiveram nova tramas compradas.
Na mesma situação dos 3 ultimos seriados citados está Glee, a série fenomeno. A emissora tem a disposição os 22 episódios da primeira temporada e já comprou os novos da segunda. Mas uma informação deixou descontentes muitos fãs da série musical, a Globo irá exibi-la em janeiro na Tv Globinho cheia de cortes, por que, apesar de recheada e musicas e com vizual colorido, o programa é indicado a maiores de 14.

Para os corujas de plantão que estavam chateados com SBT cortar os seriados da programação para exibir um programa caça niqueis com Helen Ganzarolli, podem ficar aliviados. A emissora voltou atrás e volta com as séries, inclusive com novidades como a volta de Ungly Betty e novos capítulos de Two and the Half Man (Dois Homens e Meio) e Fringe - a Grande Conspiração.


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

LISTA: 5 MELHORES SÉRIES EM EXIBIÇÃO

Os seriados de TV tem o dom de nos emocionar, encantar, divertir e até educar - em alguns casos -, principalmente os americanos. Assim como o Brasil ou o México está para as telenovelas, os yankees estão para as séries: são craques em contar histórias.
Abaixo, voce confere um pequeno guia das melhores séries dramaticas em exibição:



1 - THE GOOD WIFE - PELO DIREITO DE RECOMEÇAR:
Dependendo do formato, alguns shows tendem a ficar repetitivos. No caso de The Good Wife, tinha tudo para ser "o caso da semana". Mas os roteiristas fazem de tudo para que isso não aconteça. A rigor, o programa mostra a vida de Alicia uma advogada tentando recomeçar a vida ao lado do marido politico currupto e infiel. Atualmente na segunda temporada, a trama apresenta os bastidores de uma nova campanha politica e tambem Alicia tendo que provar suas habilidades defendendo ora bandidos, ora inocentes.
Com um enredo as vezes complexo, repleto de personagens com carater dúbio, traições e complicações amorosas, o seriado está a cada nova apresentação, mais interessante de se acompanhar.


2 - OS MORTOS VIVOS


Baseado numa HQ, este seriado apresenta o mundo sendo atacado sem dó por zumbis mortos de fome. Um grupo de sobreviventes faz um esforço sem limites para escaparem com vida dessa ameaça comedora de miolos.
Com apenas 6 episódios produzidos para primeira temporada, The Walking Dead é a mais nova mania da TV. Produzido por Frank Darambont (diretor de Um Sonho de Liberdade) e acompanhado de perto pelos criadores dos quadrinhos (para não houver liberdades criativas em cima da adaptação para as telas) o seriado tem tem tudo que um filme de zumbie tem: miolos, sangue, tiros na cabeça e miolos. E tambem muita criatividade.


3 - LEI E ORDEM: UNIDADE DE VITIMAS ESPECIAIS


Pode um seriado ficar interessante após 12 anos no ar? A resposta é sim! Com um enredo ousado até para a TV americana há um desfile de casos de estupro, feitiches sexuais, pedofilia e todo o tipo de caso "especial" , os detetives Benson e Stabler possuem sangue frios ao darem de cara a todo esse tipo de perversão.
Este seriado não enjoa por dois motivos bem simples: os casos dão duas até três viradas por roteiro o que torna tudo imprevisivel e tambem o fato dos roteiristas não mostrarem muito da vida pessoal dos protagonistas.



4 - MAD MEN
Os glamurosos anos 1960 estão de volta. impecável por fora, podre por dentro. o dia-a-dia de uma agencia de publicidade no centro de Nova Yorque com foco no galã Don Drapper(Jonn Hamm), homem casado com inumeros casos e flertes. Ah, ele tambem fuma muito! Aliás, todos os personagens fumam, nos anos 60, isso era glamour. Aos pouco apareciam os primeiros casos de cancer no pulmão relacionados ao cigarro. Todo o charme da série está no fato de os personagens não ficarem estagnados e vivem sempre mudando, sempre crescendo e aprendendo com seus erros. As feministas odeiam o show pois as mulheres são mostradas de duas maneiras: como dona de casa ou amante.
Com um estilo narrativo lento, uma reconstituição de epoca impecável e interpretações acima da média até para a TV, Mad Men é hoje considerada a melhor série de TV e um daqueles programas que irão influenciar as produções futuras.


5 - TRUE BLOOD
Tambem conhecida como a série mais sensual da televisão, principalmente devido a alta dose de sexo apresentada nos episódios, que fazem os filmes do Cine Band Privê parecerem novela das 6.
Adaptado de um sucesso literário, mas longe de ser um Crepusculo para adultos, o seriado apresenta em seu enredo um pouco de critica ao consumismo desenfreado e tambem aos preconceitos sociais, ao mostrar os vampiros como seres marginalizados e desprezados pela sociedade.
Sucesso na HBO americana e já renovada para um quarto ano, o programa se mantem entre um dos mais assistidos da TV a cabo americana.

domingo, 28 de novembro de 2010

DESCANSE EM PAZ: EARLY EDITION


No auge do sucesso de Arquivo X, uma outra série chamou a atenção dos fãs. Early Edition - Edição de Amanhã contava a história de Gary Hobson um cara gente boa que viu sua vida mudar de uma hora para outra. Um dia, ele chega em casa e sua esposa o expulsa de casa, sem entender nada, Gary vai para um hotel e logo pela manhã é acordado por um gato amarelo trazendo um jornal. O tal jornal trazia as noticias do dia seguinte, com muito custo nosso herói acredita que está recebendo o jornal de amanhã para ajudar as pessoas.


Assim ele sai como um verdadeiro herói evitando desastres, crimes e outras calamidades, possui a ajuda da sua amiga cega Marissa e o falastrão Chuck, que tenta sempre dar uma espiada nos resultados da loteria.
Produzido entre os anos 1996 a 2000 Edição de Amanhã foi exibido nos EUA pela rede CBS sempre elogiado por seu roteiro simples que mostrava um protagonista preocupado com o próximo e os ajudando sem esperar nenhum tipo de recompensa. Claro que a cara de moço do ator Kyle Chandler ajudou muito. O rapaz é o grande responsavel pelo exito que o seriado alcançou durante o periodo que esteve ao ar, ele é do tipo de ator que vive seu personagem e deveria ser mais notado nas premiações. Atualmente ele vive um treinador de futebol americano na elogiadissima série Friday Night Lights que chega ao fim este ano.


A atriz Shanessia Davis viva a Marissa o anjo bom de Gary indicando ao rapaz o caminho certo enquanto Fisher Stevens com o seu Chuck tentava fazer o amigo se aproveitar da situação do jornal.
Claro que nem tudo foram flores no caminho do seriado. Mesmo elogiado por associações de controle de tv e com boa audiencia para as noites de sabado, Edição não era assistido pelo principal publico (para os executivos de TV): as pessoas entre 18 e 49 (aqueles que mais consomem). Tambem, no final da segunda temporada Fisher Stevens pediu para sair para se dedicar ao cinema, ele veio a aparecer em alguns episódios. No terceiro ano, foram incluidos os personagens Patrick, garçom do bar herdado por Gary, e a gerente Erica (Kirsten Swenson) e seu filhinho Henry. Erica, acabou sendo um interesse amoroso para Gary, que ao longo da série teve poucos relacionamentos.
O grande mistério da trama era como que o jornal de amanhã era enviado para Hobson todas as manhãs? Por que ele? Isso nunca foi bem explicado, ja que a série foi cancelada e o ultimo episódio produzido deixa mais perguntas do que respostas.


O que de concreto se sabe, é que um jornalista chamado Lucios Snow tambem recebia o jornal de amanha para ajudar as pessoas, certa vez ele até evitou que Gary morresse aos 11 anos. Então os roteirista apenas sugerem que o jornal é passado de pessoa em pessoa de tempos em tempos para quem o recebem para ajudar a vida as pessoas.
"eu recebo o jornal de amanhã... hoje! eu salvo a vida das pessoas! isso é o que faço!" Este é o lema de Gary Hobson, um homem que vive para ajudar o próximo e se sente feliz com isso. Hoje em dia, é mais facil pensar que Gary Hobson, só existe na TV mesmo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

LISTA: 5 FILMES DE TERROR MAIS LEGAIS

Desde de crianças costumamos desafiar nossos medos. Quando nossas mães diziam: "não suba aí, menino!", a gente subia, caía e se machucava. Pelo menos, desafiamos o perigo. Com filmes de terror, é o mesmo, eu os assistia desde de criança, e numa época em que não havia as tais censuras de idade, com 12, 13 anos eu via pequenas pérolas rechadas de violencia e sexo como Sexta-Feira 13 e a Hora do Pesadelo. Claro que a gente cresce e descobre os realmente bons exemplares, aqueles que fazem a gente se arrepiar de medo. Esqueça Jogos Mortais, Os Albergues e coisas do gênero, a ordem aqui é te apresentar os filmes que te fazem sentir medo, de verdade.

1. A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1968)
Um grupo de pessoas tentam sobreviver a um ataque sem precedentes de seres mortos vivos. Simples assim. Nem tanto nos bastidores, o primeiro filme de George A. Romero foi produzido com baíxissimo custo e não teve um dos grandes estudio para distribu-lo devido a dose exagerada de violencia e um final baixo-astral. Mas se tornou cult por apresentar ao publico um novo monstro do cinema: os zombies.

2. O ILUMINADO (1980)
Tambem conhecido como o segundo melhor filme de Stanley Kubrick, ou então o filme com uma interpretação irracional de Jack Nicholson. Mas O Iluminado é um conto macabro sobre um homem que perde o controle e aterroriza a familia, em cenas assustadoras que tem deixam horrorizados.

3. CEMITÉRIO MALDITO (1989)
Escrito por Stephen King e com trilha sonora que possui ninguem menos que os Ramones, Cemitério Maldito mostra a história de uma familia que é destruida por uma maldição que cerca o lugar que eles vão morrer, que aparentemente, é um paraíso.

4. TODO MUNDO QUASE MORTO (2004)
Uma grande homenagem aos filmes de zombies, este filme (que quase ganha o troféu de pior titulo nacional já escolhido), é uma comédia inglesa que mostra um gupo de pessoas tentado sobreviver um ataque sem prece... ok, voce ja leu isso lá em cima, isso por que esta película mostra tudo que os outros filmes de zombie já mostraram, exceto é que é uma cómedia de primeira.

5. A VOLTA DOS MORTOS VIVOS (1987)
Uma empresa quimica comete um experimento que acabava vazando num cemitério revivendo todos os mortos que só querem saber de uma coisa: MIÓLOS!!!!

domingo, 14 de novembro de 2010

DE VOLTA PARA O FUTURO
















A TV Bandeirantes comprou os direitos da divertida série Futurama. Aliás, a emissora vem adquirido filmes e séries pertecentes ao catálogo da FOX que a Globo (emissora que mantem um acordo milionário com a empresa americana) não possui interesse em exibir. Isso é ótimo, já que pérolas dos anos 80 e 90 estão sendo exibidos aos poucos na TV paulista.
Futurama é mais conhecido como a outra série criada por Matt Groening, criador dos Simpsons. Fez seu debut na TV em outubro de 2000 contando a estória de Fry, um fracassado entregador de pizza que está ralando no ultimo dia do ano 1999. Ao fazer mais uma entrega ele ve sua namorada o traindo e, cabisbaixo, cumpre seu serviço num laboratorio de pesquisa, ali, tapado como ele só, cai dentro de uma maquina criogenica e acorda 1000 anos depois, no ano 3000. Tudo para ele acabou, ele está sem os pais, sem o emprego, e sem a namorada só resta uma coisa a fazer: comemorar!
Do mesmo jeito que sua série "irmã", Futurama faz rir das situações do cotidiano e da postura politicamente incorreta dos seus personagens.
Um robô bebado, uma alienigena de um olho só e um velho com uma vida sexual muito ativa são alguns dos companheiros de Fry na suas aventuras no ano 3000.
Nesta série, os roteiristas brincam bastante com o tema ficção cientifica e citações e homenagens a Star Wars, Jornada nas Estrelas, Planeta dos Macacos, e outros, é constante.
No fim da sua 5a temporada, o desenho foi cancelado por não conseguir repetir a mesma audiencia de Os Simpsons, mas graças a reprises bem sucedidas em canais a cabo e tambem as boas vendas em DVD das temporadas, 3 anos após o cancelamento, a 6a temporada está sendo produzida para os fãs do mundo todo. Então, Futurama acabou tendo um retorno duplo, na tv americana com episódios novos, e na tv brasileira com a exibição no horário nobre.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

TALENTO E CARISMA


Ele já passou pela fase do rebeldismo. Hoje, é o queridinho de Hollywood. Atualmente com 47, Johnny Depp é seguramente o melhor ator de sua geração. Ao invéis de se aproveitar do seu rostinho bonito e fazer papéis de galã, ele encarou tipos excentricos e que poucos atores teriam a coragem de fazê-los. Sempre escolhe seus papéis e prefere trabalhar com amigos.
Mas antes de ser Johnny Depp, ele é John Christopher Depp II (Owensboro, 9 de junho de 1963), um garoto que aos 13 anos largou a escola e com a guitarra recem ganhada do pai formou uma banda de rock. E passou a adolescencia assim tocando com os amigos em bares até que conheceu uma maquiadora e casou-se ela. Sua esposa tinha amizade com Nicholas Cage, tambem em inicio de carreira, e ele o indicou a testes de cinema. Seu primeiro papel foi em um clássico do terror A Hora do Pesadelo, aquele filme do Freddy Krueger. O rapaz gostou da coisa e decidiu encarar a profissão de ator. O próximo papel veio com um filme que vi muitas vezes na minha infancia: Férias do Barulho, tipica pelicula adolescente do anos 80 com muita putaria e mulher pelada.
Com a carreira se estabilizando, ele decidiu ter um emprego fixo. Ganhou o papel de destaque na série Anjos da Lei (21 Jump Street), mas aos poucos viu que ficar infurnado num set de filmagens durante meses interpretando o mesmo personagem, não era para ele. Começou a vacalhar com a produção não decorando diálogos e fazendo suas cenas de modo "automático". Tanto fez que até conseguiu reincidir o contrato de 5 anos com o seriado.
Essa rebeldia toda só fez bem para o ator, ja que diretores e produtores viram que as atitudes de Depp não eram ataques de estrelismo, mas sim de um ator que queria apenas fazer papéis melhores. Durante as festas promovidas aos montes na capital do cinema, conheceu Tim Burton. O esquisito diretor, que acabara de sair do sucesso Batman, convidou o ator para o protagonico de Edward Mãos de Tesoura, isso foi o inicio de uma parceria que renderia pequenas obras primas como Ed Wood e A Fantástica Fabrica de Chocolates.
Entre as produções de Burton, Depp estrelou filmes de diretores consagrados e teve sua vida privada invadida inumeras vezes, inclui aí a traumatica separação com a atriz Winona Ryder.
Em 1997, outro avanço em sua carreira, estrelou e dirigiu O Bravo, filme elogiado pela critica. Outro grandes filmes foram estrelados por ele até 2003 quando atuou num filme que mudou sua carreira mais uma vez: Piratas do Caribe e suas continuações. Apartir deste filme, Hollywood viu que o artista seria capaz de segurar uma grande produção nas costas, coisas que seus fãs já sabiam.
Este ano, ele se encontra pela 1a vez com outra grande figura do cinema, Angelina Jolie e ambos protagonizam O Turista, um drama de ação.
E vem aí, o filme que ele estrelou para agradar aos filhos, ganha uma quarta sequencia: Piratas do Caribe volta com um filme totalmente voltado para o personagem Jack Sparrow, o personagem que, sem ser o protagonista, roubou a cena, aliás em como todas as vezes que Johnny Depp aparece.

domingo, 31 de outubro de 2010

DE VOLTA PARA HILL VALEY


















OS 25 ANOS DE DE VOLTA PARA O FUTURO


Este mês se completa os 25 anos da cine-série De Volta Para o Futuro (Back to the Future). Produzido pelo midas Steven Spielberg e dirigido por Robert Zemencks (que mais tarde dirigiria outro clássico dos anos 80, Uma Cilada para Roger Rabitt), essa trilogia é muito divertida e deliciosa de ver, mesmo após tantos anos. Revi a poucos dias os 3 filmes e ao final, me deparei com a seguinte conclusão: não se fazem mais excelentes filmes como antigamente!
O tema viagem no tempo é um dos mais utilizados na ficção cientifica e coloca a imaginação do autor para funcionar de modo espetacular. O principio basico da trilogia é simples, os produtores imaginaram como seriam seriam seus pais na juventude? Como será meu futuro? Como viviam meus antepaçados? Simples. Misture essas idéias com uma maquina do tempo e ai está pronto.
O carismatico Michael J. Fox deu vida a Marty Mcfly. Desde o inicio o escolhido para interpretar o papel principal. Mas ele não pôde devidos a seus compromissos com as filmagens da série Caras e Caretas, que ele estrelava. Outro astro em ascensão do periodo foi chamado, Eric Stolz, que chegou a rodar muitas cenas. Mas o cara nãoacertava o tom desejado e Zemencks e Spielberg convenceram a produção de Caras e Caretas a liberar Fox para filmagens. E foi assim, que com dupla jornada entre os sets da série e do filme, que ele pode estrelar um dos filmes mais legais de todos os tempos. Para um ator o sucesso de um personagem, pode ser sua falta de sorte no futuro, assim Michael passou por um bom periodo participando de produções que aproveitavam seu bom mocismo e juventude. Nos anos 1990, o sucesso voltou, desta vez na TV ao fazer o papel principal em Spin City (no Brasil, exibido como Segura a Barra). Foi no auge do sucesso do seriado que ele revelou ao mundo que sofria de Mal de Parkinson, uma doenção que degenera aos poucos o sistema nervoso. Hoje, Michael J. Fox está com 49 anos e destina seu tempo ao combate a terrivel doença que atinge milhões de pessoas no mundo. O ator tambem está filmando uma participação especial no seriado The Good Wife - Pelo Direito de recomeçar, dando vida a um advogado.
Outra força vital na trilogia é Cristopher Lloyd, atualmente com 71 anos após o sucesso do De volta fez inumeros filmes familias e de baixo orçamento atualmente tambem participa de seriados com a ultima aparição registrada em Chuck. Lloyd foi o que mais teve participação ativa no universo do filme, ja que tambem atuou e dublou na série animada De Volta Para o Futuro (sucesso nos anos 1990).
Para celebrar os 25 anos da estreia do filme está sendo lançado nos EUA um box em Blu Ray que traz o audio e imagens remasterizadas para o formato. Esse foi o motivo de reunião do elenco principal no inicio do mes de outubro. Todos elogiaram o roteiro, o diretor e os produtores que realizaram suas idéias. Ao serem questionados por um provavel quarto filme, todos foram sucintos na resposta: o que é bom dura pouco e acabou nos anos 1980.

===============OS HERDEIROS DE HILL VALLEY================
ALGUMAS CURIOSIDADES ACERCA DA TRILOGIA DE VOLTA PARA O FUTURO

<> A maquina do tempo seria inicialmente uma geladeira. Mas Spielberg achou que um carro daria mais agilidade a trama e tambem achou que muitas crianças iriam querer imitar Mcfky se enfiando dentro da geladeira.

<> O carro escolhido foi o DMZ De Lorean. Ele impressiona até hoje por seu desing moderno. Pouco mais de mil unidades foram fabricadas e a má administração fez a empresa fechar as portas. Hoje, os modelos existentes do De Lorean são vendidos a uma fortuna!

<> Dois atores do primeiro filme não participaram das sequencias. Crispin Glover pediu um alto salario para co-estrelar as partes II e III e suas exigencias foram maiores que as do astro principal. Resultado, seu personagem apareçe na parte II sem muito mostrar o rosto (ja que era feito por um dublê) e com as imagens de aquivo do primeiro filme. Claudia Wells fazia Jennifer, namorada de Marty. Sua personagem aparecia muito no segundo capitulo, mas ela não convenceu os produtores. A atriz Elisabeth Shue a substituiu, mas voce tem que prestar bem atenção, pois elas são bem parecidas.

<>A série animada partia do ponto onde o terceiro filme acabou. Marty está namorando firme e o Doutor feliz da vida com Clara e seus filhos Julio e Verne. O enredo do desenho é focado na familia Brown suas desventuras no tempo.

<> Á de se destacar a dublagem brasileira dos filmes e do desenho. Feito na BKS nos anos 1980, é um dos trabalhos mais admirados nesta area, sendo até hoje elogiado pela sincronia das vozes, escolha do elenco e tradução e adaptação dos termos. O dublador do Doutor, Eleu Salvador, morreu em 2007.

<> Uma pequena manifestação de fãs ocorreu quando a trilogia foi lançada em DVD e os tres filmes foram redublados, com outras vozes. Mas nada que a tecnologia não resolva. Eu revi os filmes com a imagem de DVD e a dublagem clássica em perfeita sintonia num trabalho 10.

sábado, 25 de setembro de 2010

DESCANSE EM PAZ: ARQUIVO X


Ela foi a série de tv mais significativa dos anos 1990. Por causa dela, o culto a seriados só aumenta e essas produções deixaram de ser produto de quinta para se tornarem em muitas vezes, mais influentes que o cinema. Arquivo X começou sua carreira de sucesso em 1993 na então recem criada rede FOX. Seu estilo unico, somada a histórias não convencionais, imediatamente remeteram ao já classico Twin Peaks, a série de David Linch que revolucionou o jeito de se ver e fazer seriados.
O conceito simples, dois agentes do FBI investigando casos bizarros o tornou um programa que abria um leque consideravel de historias que fizeram mais e mais pessoas se ligaram no novo fenomeno. Assim, de um obscuro seriado exibido sexta a noite numa pequena emissora, Arquivo se tornou a série que mais crescia em audiencia na época.
Muitos devem a perfeita quimica existente entre os protagonistas David Duchony e Gillian Anderson, outros as já citadas bizarricies que apereciam no show. Mas ninguem sabe ao certo até hoje como se nasce um fenomeno.
Arquivo foi a primeira série que eu realmente gostei e muitas vezes me peguei chorando de raiva quando a Record tirava a série do ar para exibir os malditos programas apelativos que naquela epoca infestaram as emissoras. Claro quando a série foi ao cinema em 1998 com o longa Resistir ao Futuro, tambem fui as lagrimas, mas por ver meus personagens favoritos na telona, já que a trama era fraquinha e confusa.
Aos poucos o seriado foi perdendo a criatividade de antes e após o sexto ano poucos episodios são dignos de crédito e na oitava temporada uma noticia entristeceu os fãs: Duchony pede para sair e o show ganha um novo co-protagonista: Robert Patrick e mais a tarde Gillian tambem aparecia a pouco e uma nova personagem, feita por Anabeth Gish foi incoporada. Assim, uma nova dupla surgia. Mesmo assim, era Arquivo X, mas uma grande parcela de fãs não aceitou as mudanças fazendo que o seriado se perdesse um pouco. No nono ano a dupla central volta nos episodios finais apenas para fechar o grande arco de histórias que se montou ao longo de 9 temporadas. Um episódio final que dividiu os chamados excers, fãs da série.
Em 2008 fui a estreia do longa Arquivo X: Eu Quero Acreditar. Este longa, dessa vez mais bem escrito que o anterior mostrar o que acontece com os personagens após o episodio final.
Hoje, David Duchony teve que engolir o orgulho, e após não conseguir projetos no cinema voltou a TV com o seriado Californication, onde interpreta um escritor viciado em sexo, e Gillian Anderson aparece em vários filmes.

X=============ALGUMAS CURIOSIDADES=======================X

> O seriado era rodado em Vancouver, no Canadá. Muitas séries e filmes são gravados nesta cidade, pois a prefeitura cobra baixos impostos o que barateia o custo de produção. Smallville e V são um exemplo de programas que estão no ar que são filmados lá.

> A pedido dos atores, o show deixou de ser feito em Vancouver e a profução foi toda transferida para Los Angeles - EUA. A diferença da fotografia são bem percepitiveis. Enquanto em Vancouver a série tinha um clima cinzento e chuvoso, nos capitulos rodados na capital do cinema, era tudo mais colorido.

> Após varios anos apenas interpretando, os atores principais escreveram e dirigiram seu próprio episódio: Duchony fez Hollywood Antes de Cristo, um capitulo recheado de humor negro; e Gillian fez o sensivel Todas as Coisas, que mostrava um pouco o passado da Agente Scully.

> Os atores tambem interpretaram seus personagens fora do seriado. Foi no episódio Arquivo S do oitavo de Os Simpsons.

> Numeros: Arquivo X teve 9 temporadas/ 218 episodios/ 2 longas metragens para cinema/ 27 milhoes de pessoas é o episódio mais assistido - Em Busca da Verdade I, do quito ano/ 5 milhoes é o episódio menos assistido - Caçada Sangrenta da 1a temporada.



A VOLTA DO SUBLIME


O festival Music + Arts que será realizado no mes de outubro na cidade de Itu em São Paulo está sendo chamado de Woodstock brasileiro. As comparações são mais do que óbvias, pois alem de ser um grande festival de musica realizado em prol da natureza, é tambem um grande encontro de bandas e artistas de varias gerações.
Uma banda que nunca esteve no país e que fez muito sucesso nos anos 1990 será um dos destaques: SUBLIME. Agora chamado de Sublime With Rome, a banda fará a primeira aparição num grande evento. A minha banda favorita deu um tempo na carreira após a morte por overdose do vocalista Brad Nowell em 1996 um pouco antes do lançamento do cd Sublime, que traz, entre outras, a musica que os tornaram conhecidos aqui, Santeria. Os musicos restantes não abandoram a carreira e tocaram projetos paralelos além de formar uma nova banda chamada All Star Long Beach Dub.
Mas este ano, a convite da gravadora Universal, Bud e Eric, respctivamente baterista e baixista, decidiram retornar a banda, agora com o novo vocalista Rome. Um novo sigle chamado Panic foi lançado dando a entender que um novo disco vai rolar, mas até agora nada definido, a banda quer continuar fazendo o que sempre fez: tocar grandes musicas para galera curtir.

domingo, 12 de setembro de 2010

O MAGO DE UMA GERAÇÃO


Ele faz parte da minha e da sua infancia. Steven Spielberg, sempre chamado pela impressa de cineasta Peter Pan, pela sua preferencia por fazer filmes infanto juvenis, mesmo que nos anos 80 e 90 ele tenha caminhado pelo caminho do drama, é um dos melhores diretores de todos os tempos.
Sua paixão pela 7a arte começo quando ganhou do pai uma camera super 8 (antigamente usada pelas familas americanas). Então ele usava seus irmãos como atores de seus filmes caseiros. Engana-se quem pensa que, como na maioria dos casos envolvendo os diretores de filmes, Spielberg cursou uma faculdade de cinema. Ele não consiguiu ingressar neste curso e fez Literatura Inglesa. Mas não deixou sua paixão de lado, realizando curtas, como o chamado Amblin (que mais tarde viria a ser o nome de sua produtora). Esta produção chamou a atenção dos executivos da Universal.
Após dirigir episódios para séries de TV, o contrato com a Universal lhe permitiu realizar um dos melhores filmes de sua carreira (e isto, estou dizendo antes de E.T. e os outros filmes que tornaram seu nome conhecido mundialmente): Encurralado (Dual, 1972). Este filme, produzido para TV, mostra um sujeito sendo perseguido numa alta estrada por um caminhoneiro. O fato de apenas o protagonista aparecer desesperado e o caminhão, que por vezes ou outra parece ter vida própria (o motorista é mostrado sempre nas sombras) fazem deste telefilme, um suspense de primeira. Steven tinha apenas 26 anos, mas ja mostrava um estilo peculiar em sua narrativa. O primeiro passo para o cinema estava dado e seu primeiro filme comercial, Louca Escapa de 1974 foi fracasso de publico, mas não de critica. Até que as presas de um tubarão assustou o mundo.
Tubarão (Jaws, 1975) é o filme que mudou Hollywood. Estreiando no verão americano, esta produção estabeleceu as diretrizes do que seria explorado pela industria cinematografica depois: os blockbusters estreiariam sempre no verão (la os meses entre Julho e Setembro) e seriam realiazados sempre em mente o publico juvenil (aparentemente, aquele que mais gasta com produtos relacionados com filmes).
Apartir daí, todo o filme lançado pelo diretor era um grande acontecimento. Ele quebrou sua própria regra ao lançar Contatos Imediatos do Terceiro Grau em 1977 (um filme mais cerebral sem a ação desenfreada tipica do cinema americano). Sua próxima pelicula, em 1981, o tornou o diretor mais lucrativo: Os Caçadores da Arca Perdida ou melhor, o primeiro filme da trilogia do Indiana Jones, indiscutivelmente o maior herói do cinema. Seguido, em 1982, de outro fenomeno E.T. - o Extraterrestre.
Surpreendou a todos a lançar um drama de fazer chorar o mais duro dos corações: A Cor Purpura, onde lançou Woopie Goldberg. Outra estreia num filme do diretor foi o de Cristian Bale em outro drama: O Império do Sol. Seu primeiro fracasso de bilheterias foi Hook - a Volta do Capitão Gancho, no inicio dos anos 1990. Até que ele fez o outro filme que revolucionou o cinema: O Parque dos Dinossauros. Com seus efeitos computadorizados que até hoje, impressionam. Mais um filme dramatico em sua carreira o fez lembrar a época da infancia, onde era discriminado por ser Judeu: A Lista de Schindler. Aqui, tambem faturou seu primeiro Oscar de melhor diretor. Nesse meio tempo ele atou como um prolifero produtor em filmes que fizeram nossa infancia: De Volta Para o Futuro, Os Goonies, Grenlins, Aracnophobia, Querida, Encolhi as Crianças, entre outros.
O final da década 1990, marcou outra grande produção: O Resgate do Soldado Ryan. Os 40 minutos iniciais deste é impressionante, e a camera do mestre é colocada no meio do conflito.
Nos anos 2000, suas produção não foram grandes sucessos de bilheterias, mas mostraram o diretor no comando de suas realizaçoes: A.I., Minority Report: A Nova Lei, Prenda-me se For Capaz, A Guerra dos Mundos, entre outros.
Seu ultimo grande filme data de 2008 e traz a volta de Indy em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, uma ótima aventura que não se prende muito a efeitos especiais e mostra Harison Ford em forma no alto de seus 64 anos.
A mesma idade que Spielberg completará em dezembro deste ano. O homem que transformou seu sonho em realidade e o sonhos de pessoas de todo o mundo.

MÁS COMPANHIAS: SIMPLESMENTE COMPLICADO


Vou dar uma dica de uma ótima comédia romantica: Simplesmente Complicado. Ja se encontra nas locadoras este filme que traz um trio de protagonistas que vale a grana gasta: Meryl Strip, Alec Baldiwn e Steve Martin.
Meryl faz a dona de uma delicatessem divorciada que, quando começa a se apaixonar por seu arquiteto (Martin), volta se relacionar com seu ex-marido casado (Baldiwn) depois de 10 anos.
O triangulo amoroso está formado e a personagem de Strip terá que fazer uma decisão nada facil: voltar para o ex que, após anos deu valor a sua pessoa, ou novo pretendente romantico que está afim de algo sério. A decisão, claro que não vou contar, não é nada facil como nas comédias romanticas adolescentes bobinhas. E o final deste filme, não é nada previsível.
O que eu gostei neste filme é que ele é todo alto astral desde o começo. Os atores passam a impressão de que se divertiram muito e, num mundo tão conturbado como esse nosso, nada como passar duas horas esqueçendo de toda desgraça que nos cerca.

domingo, 29 de agosto de 2010

E 5 MOTIVOS PARA NÃO TER TV POR ASSINATURA

1 - O PREÇO:
Se fizerem uma pesquisa entre 100 pessoas, não será exagero dizer que 98 não possui tv a cabo devido ao preço.
Para um país de altos e baixos na economia como o nosso, as grandes redes como Net, TVA e agora a Oi pecam no quesito preço. O pacote mais simples pode ser encontrado por R$69,90 e no papel a questão custo/beneficio não dá muito certo. Eu possuia o pacote mais barato da NET, e após alguns meses de uma sensação nova, voce vê que o preço que voce paga não é correspondente ao serviço fornecido. Mais abaixo, voce entenderá o que estou dizendo.

2 - REPRISE;
Voce curte o filme Velozes e Furiosos? Eu não. Então imagina a sensação de saber que esta famigerada produção hollywwodiana vai passar mais de 6 vezes no mes e, detalhe, em mais de um canal! As vezes em 2 canais no mesmo dia!
As reprises, que as vezes ajudam, são uma dos motivos de reclamações por parte dos assinantes. Como estamos no Brasil, as reclamações são sempre ignoradas pelos programadores que são as mais absurdas respostas como"tem gente que pede" ou "estamos sem material novo". Enfim, o lado bom da tv aberta é que tirando os filmes, é dificil ver reprise se espalhar durante a programação.

3 - DESCASO:
Por prestar um serviço pago, as tvs por assinatura de modo em geral pouco ligam as reclamações dos assinantes. Não é a toa que, na lista do procon, este tipo de serviço é um dos campeoes em reclamação, ao lado das telefonicas. Pedido de desconto? Tem que implorar. Degustação de canais? Uma vez ou outra. Eles só se importam quando voce cancela ou ameaça a fazer o cancelamento.

4 - QUEDAS DE SINAL:
Em certas localidades, o cabo não alcança o lugar de destino, então as famosas antenas, instaladas em cima do telhado - o que eu acho o ó!!! - são colocadas. Neste tipo de serviço, é comum o sinal da antena cair e demorar para voltar. Não sei se só acontecia comigo, mas justo na melhor parte de um filme ou série, o sinal caia. Um horror.

5 - INFOMERCIAIS E COMERCIAIS:
Por ser um serviço que voce paga (e muito), a tv paga abusa dos comerciais e infomerciais (são aquelas propagandas que duram horas do Polishop, por exemplo). Poxa, se voce já está pagando, os caras ainda ganham mais em cima de horarios vendidos! Muita ganancia. E mesmo com inumeras reclamações, isso não muda! Houve um projeto que foi recusado por deputados que impedia os canais de veicular propagandas. Por que? Estamos falando de grandes redes de comunicação, gente...

LISTA: 5 MOTIVOS PARA TER TV A CABO

Do paraiso ao inferno. Um comparativo simples para quem deseja ter tv por assinatura e esta com duvidas cruéis se realmente vale a pena tirar uma grana do seu trabalho suado mensamente por esse serviço. O paraiso pode ser resumido na forma de se livrar da pobresa em contudo da programação da Tv aberta, o inferno, pode ser resumido de uma unica maneira: o dinheiro.
Na lista abaixo, seleciono 5 motivos para ter e 5 para não ter uma assinatura de tv a cabo:

1 - CANAIS:
A criação na tv acabo no EUA a idéia original é a segmentação. ou seja, existe um ou mais tipos de canais dirigido a todo o tipo de publico. Passando por infantil, como o pioneiro Cartoon Network, chegando no feminino, como GNT, ao masculino, FX. E se voce ficar com saudade da sua novela, tem até canal que passa novela 24 horas por dia.

2- IMAGEM E SOM:
Por ser transmitido via cabo ou satélite (depende do lugar), a tv paga é rica em imagem e som! Claro que um televisor classe A ajuda, mas até na minha simples 14 polegadas dava para curtir uma imagem livre de chuviscos e fantasmas, e um som limpo de DVD.

3 - FILMES E SÉRIES:
As grandes produções de Hollywood e séries recem saidas do forno fazem parte do pacote (claro o mais caro). Com a modernidade, alguns canais como HBO trazem duas opções de audio que voce pode mudar num clique do controle.

4 - VARIEDADES:
Programas internacionais e famosos como o de Oprah Winfrey e o de David Letterman, que são talk shows interressantissimos, alem de show de bandas de rock. Todos devidamente legendados em portugues.

5 - SEM INTERRUPÇÕES:
Devido a uma lei, a tv paga é isenta de transmitir as propagandas obrigatorias. Então, nessa epoca de horario politico, a audiencia aumenta consideravelmente.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

50 ANOS DE UM CLASSICO



Em 25 de Agosto deste ano se comemora os 50 anos de um classico do cinema: Psicose (Psyco, 1960). Conhecido como o maior exemplo de um filme de suspense, o longa conta a história de Marion, uma garota que quer aproveitar a vida, ela rouba o patrão, foge e pará num hotel onde é morta por um cara pscicótico - não, não estou contando o final do filme, isso tudo acontece em menos de 30 minutos de projeção.

Dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock é um filme pertubardor e que te deixa com os nervos a flor da pele. Nele, o diretor quebrou muitos cliches do cinema, por exemplo, ele matou a "mocinha" bem antes da metade e filmou em preto e branco na epoca em que o cinescope e o technocolor reinavam absolutos no cinema que a pouco ganhava cores. E o que dizer dos angulos incomuns? Não da para falar sobre este filme e não comentar a cena mais famosa dos filmes: a assassinato no chuveiro a sequencia que dura 37 segundos e foi filmada em uma semana (!) tamanha era a mania de perfeição do diretor.
Falando nele, a pouco se soube que o perfeccionismo de Hitchcock era tanto que chegava a ser grosseiro com seus atores e equipe. Verdade ou não, foi seu jeito de dirigir que nos entregou classicos absolutos e filmes de suspense bem feitos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A LUTA DE UMA PANTERA


No mesmo dia em que se lembrou a morte do rei do pop Michael Jackson, 25 de Junho, tambem foi o aniversário de um ano da morte da atriz Farrah Fawcett.
Nascida Mary Farrah Leni Fawcett em 02 de Fevereiro de 1947 ela foi o simbolo sexual maximo do anos 1970. Formada em Microbiologia, começou a carreira artistica ainda nos anos 1960. Em 1976, após muitas aparições em séries de TV e alguns filmes para cinema, a bela loura foi convidada pelo produtor Aaron Spelling (o mais produtivo da TV americana) para ser uma das estrelas da série As Panteras (Charlie's Angel, no original), um dos primeiros seriados a ter mulheres como protagonistas.
O sucesso foi imediato, ao lado das colegas de elenco Jaklyn Smith e Kate Jackson, ela se tornou a nova sensação do momento. Farrah era mais prestigiada do que as outras, por ser loura e ter uma beleza exuberante e os cabelos impossiveis. Apesar de toda a badalação, as 3 eram amigas de verdade (uma defendia a outra) e, quando ao final da primeira temporada, Farrah disse aos criadores da série que gostaria de um tempo a mais para se dedicar ao cinema e eles não aceitaram, ela saiu. Uma ousadia, considerando que o show era um dos mais assistidos e queridos pelo publico. Ao final, se descobriu que a pantera decidiu seguir as ordens do então marido Lee Majors (astro da série O Homem de Seis Milhões de Dolares) que a queria como dona de casa e não atriz de sucesso.
A carreira da estrela continou com poucos filmes de sucesso e muitas peças brodway e off-brodway e um bem sucedido ensaio para a Playboy que detem o segundo recorde de vendas da revista até hoje.
Em 2006, descobriu ter cancer de reto (um dos mais cruéis) e, para ajudar as pessoas com problemas semelhantes, decidiu filmar seu tratamento contra a doença e vender os direitos para televisão, o resultado foi o comovente documentario Farrah' story. Nele, a atriz decidiu se despir de todo o glamour que a carecterizou e sempre aparecia sem maquiagem e com seus tão invejados cabelos, desgrenhados. Pude ver este documentario e, a atriz se pegou com toda sua fé e junto das amigas e do marido (o tambem ator Ryan O'Neal, com que se casou duas vezes) lutou até o fim. È comovente o momento em que, pouco antes de morrer, seu filho - que estava preso - a vizitou quase moribunda na cama e começou a chorar sem para como se soubesse que a mae morreria. Pouco tempo depois, ela faleceu.
Farrah não só será lembrada por sua beleza extraordinaria, mas tambem como um exemplo de fé, coragem e amor ao próximo.

sábado, 31 de julho de 2010

MAS COMPANHIAS: UMA ATITUDE SONORA







Chega a estreia de mais uma seção no BADFISH: MÁS COMPANHIAS.
O nome é só uma brincadeira, pois com esse novo segmento pretendo trazer aos amigos dicas de leitura, filmes, programas, séries, revistas, etc. Esta semana vou comentar sobre a rádio Mundo Livre FM.
Pertecente a Rede Paranaense de Comunicação (dona do Canal 12), a Mundo é a mais descolada rádio do Brasil. A proposta é que vivemos num mundo sem barreiras e todo o tipo de som é bem vindo.
Mas quem for ouvir e esperar uma mistureba de sons está enganado, há programas especializados em todo o tipo de musica da espanhola passando por black, lounge, tecno e mundial. Mas programação normal é um bem vindo mix de musicas de todos os tempos e o bom e velho rock n' roll, tem horas que a Mundo é bem mais rock do que a 91 rock (que hoje esta mais preocupada em transmitir partidas de futebol).
O que mais rola é anos 90 (No Doubt, Pixies,Oasis, Sublime, Red Hot, Audioslave, Alice in Chains, Guns, etc) e o chamado novo rock (Kaiser Chiefs, Franz Ferdinand, Artic Monkeys, The killers, etc) e, o melhor de tudo, com poucos e curtos intervalos comerciais.
Os locutores são ótimos e parecem realmente amar o que fazem, começando pela sempre simpatica Margot que ja teve passagens pela 91 Rock, e a classica Estação Primeira, Carol que até um ano e meio atras fazia parte do cast da 91, Vlad que ja fez locuções para CNT e tambem atua na CBN, alem do locutor da madrugada Edson Jassen da 98 FM. Quase que outro nome especial das rádios paranaense entre na dança: Sandra Carraro, mas as negociações não foram adiante.
Tantos elogios e a radio não tem nenhum defeito? Não, ela está longe do jabá, não te "empurra" musicas goela abaixo e ainda da dicas de um mundo melhor, auto sustentavel, ecológico.
Seu dial é 93.9 FM.

+
Outra rádio com conceito parecido é a Lummen FM presente no dial 99, 5 FM, mas o diferencial é que a Lummen toca mais musicas MPB e tambem eruditas.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

DESCANSE EM PAZ: MEUS 15 ANOS


Esta é a edição de estreia do DESCANSE EM PAZ. Grandes séries que foram canceladas e que se encontram no limbo dos seriados.
Para inicio, vou falar de MEUS 15 ANOS.
Chamada originalmente de My So-Called Life esta ótima série possui 2 nomes no país: Meus 15 Anos(no SBT) e Minha Vida de Cão (no Multishow) e conta a história de Angela Chase (Claire Danes, ótima no papel) uma garota de 15 anos com todas as duvidas e confusões tipicas da idade. Ao conhecer Rayanne (A.J. Langer) e Rickie (Wilson Cruz) passa por uma mudança de comportamento o que afeta o relacionamento com seus pais Grahan (Tom Irwin) e Patty (Bess Armstrong). Angela tem uma irmã que não se dá bem (Lisa Whiloit) e dois amigos de infancia que se distanciam da garota por conta de suas mudanças (Devon Odessa e Devon Gummershall).
Este show estreiou nos EUA em 1994 com a duração de uma temporada de 19 episódios, sendo cancelado tão cedo devido a baixa audiencia. Mas o tempo fez bem para série e ela se tornou cult por causa da sinceridade com que os roteiristas exploravam as atitudes dos personagens. Tudo muito dark e um pouco depre e melancolico, bem diferente do que rolava na TV americana relacionada aos jovens na epoca. Esse foi um dos motivos do desempenho fraco da audiencia acostumada aos probleminhas sem muita noção da galera de Barrados no Baile.
Após o cancelamento dois atores ganharam destaque na midia por seus papéis no cinema: Claire Danes se tornou a atriz queridinha dos alternativos devido as escolha que fez em sua carreira passando dos filmes cult como Romeu e Julieta com Leonardo di Caprio e alternando com blockbusters como Exterminador do Futuro 3. Tambem Jared Leto (que faz o par romantico de Angela, Jordan Catalano) que filmou entre outros filmes Garota, interrompida com Angelina Jolie e Wynona Ryder e Capitulo 27 em que o ator engordou 21 Kg para interpretar o assassino de Jonh Lennon e tambem é vocalista da banda 30 Seconds to Mars.
Se voce achava Dawson's Creek ou O Quinteto séries dramaticas, Meus 15 Anos é muito mais, foi uma das poucas séries a fazer um retrato mais verdadeiro dos adolescentes e é atemporal, pois eu, assistindo novamente seus 19 episódios, pude ver que é possivel ainda se indentificar com os problemas de Angela sua familia e seus amigos.

domingo, 18 de julho de 2010

LISTA: 10 NOVELAS INESQUECIVEIS

Demorei muito para falar sobre novelas no BADFISH. O motivo mais óbvio é que o meu blog é sobre Séries de TV. Mas conforme o tempo foi passando, percebi que o BADFISH é um veiculo criado por mim para falar sobre Cultura Pop em geral.
Aqui no Brasil, as telenovelas são o sub-produto da cultura popular mais influente. Oriunda das rádio novelas da epoca em que as familias se reuniam em frente ao rádio para ouvir historias de amor e sofrimento que mocinhas e mocinhos sofrem durante muitos capitulos, as novelas, principalmente as brasileiras, são reflexos da própria sociedade. Em minha opnião, hoje elas não são tão atraentes como antigamente, para encher linguiça durantes 200 e poucos capitulos são criados inumeros personagens que muitas vezes nem tem o que dizer. Até mesmo as antes ligeiras novelas mexicanas se tornaram arrastadas e enfadonhas. Numa sociedade hipocrita como nosso país, se tornou mais atraente torcer pelo vilão que faz muita sacanagem e se sente feliz com isso, do que fazer o bem.
Mas, assuntos para especialistas em comportamento humano a parte, fiz um lista de 10 novelas que, para mim, são inesqueciveis.


HISTORIA DE AMOR (1995)
Nunca uma novela das 6 foi tão bem escrita como essa. É a melhor novela do escritor Manoel Carlos que não deixou a peteca cair nenhuma vez (diferente de suas obras posteriores). Mostrou Regina Duarte um mulher do povo, cheia de vida e conflitos contra a peste de sua filha Joyce (Carla Marins, ótima) e duas vilãs pario duro: Paula (Carolina Ferraz encarnando uma mimada como ninguem) e Scheila (Lilia Cabral) a vilã
perfeita, lobo na pele de cordeiro que fazia suas maldades nos bastidores sem ninguem perceber até, claro, os ultimos capitulos. Outros destaques era a amizade de Helena com sua vizinha e tambem com a atual mulher do ex-marido, o drama vivido por cadeirantes nas grandes cidades quando Assunção (Nuno Leal Maia) fica paraplegico, os pais de Paula Zuleica (Ewa Wilma) e o marido (Claudio Correa e Castro)que diziam perolas em cada capitulo, todos os personagens de empregados a vizinhos dos protagonistas foram bem aproveitados. Os atores e equipe tecnicas eram tão felizes durante as gravações da novela que até Regina Duarte sugeriu que ela se transformasse em seriado e seu pedido só não foi atendido por que Boni, na epoca todo poderoso da emissora, queria que o escritor fizesse uma novela das 8.

MANANCIAL (2002)
As novelas mexicanas são sim exegeradas, as exdrulas e sem noção. Mas quando eles querem fazer bem feito, fazem. El Manantial, no original mexicano, conta a historia de tragedia e amor entre as familias Valdez e Ramirez. O destino de rivalidade é posto em cheque quando os filhos das 2 familias se apaixonam. Adriana (Adela Noriega) e Alexandre (Mauricio Islas) provavelmente formam o casal de mocinhos com mais quimica que ja vi e voce acaba torcendo por eles. Muita desgraça acontece: Adriana é estuprada pelo pai de Alexandre, Justo (Alejandro Camacho, ótimo)e castigada severamente com o odio de Margarida (Daniela Romo, tão boa atriz que voce chega a odia-la de ve-la) que descobriu que a mae da mocinha tinha um caso com seu marido. A mimada Barbara (Karine Lozamo) tambem inferniza a vida da mocinha pois ama o mocinho. Mas o que Manancial tem de tão especial? Não sei. Eu simplesmente gostei do fato da novela nunca ficar parada e cada capitulo um bomba surgia pra te deixar ligado.

MARIA DE BAIRRO(1995)
Houve uma epoca em que Thalia foi eleita a rainha das telenovelas. Simplesmente por que ela estrelou 3 produções que fizeram historia nos anos 1990. A chamada trilogia das Marias eram historias que partiam do mesmo pricipio: garota probre conhece garoto rico e por um motivo ela acaba ficando rica e os 2 ficam felizes para sempre. Maria do Bairro foi um remake de outro novela que teve exito nos anos 1980: Os Ricos Tambem Choram. Mas por causa de uma personagem os rumos foram alterados: Soraia Montenegro. Interpretada de modo as vezes exegerados por Itati Cantoral (que esteve no Brasil gravando Vale Todo em que refez o papel de Regina Duarte nesta novela). Por isso ela muitas vezes ofuscava a propria Maria de Thalia. Ela gritava, chingava, esperneava e aprontou muito durante a novela e tambem apanhou: Maria dava surras historicas na menina. A historia da novela? Precisa falar mesmo?

AMBIÇÃO (1986)
Foi a primeira novela-triler do Mexico. Explico. Triler é um suspense. A historia girava em torno dos assasinados cometidos por Cataria Creel (Maria Rubio, que após essa novela não repetiu nenhum outro grande papel). Fingido ser cega de um olho(por isso usava um tampão nos olhos) ela matou muitos personagens para que eles não revelassem seus crimes. A unica que teve peito (desculpe o trocadilho) para enfrenta-la foi Leonora (Diana Bracho, hoje fazendo papeis de vilãs)que se apaixona pelo enteado de Catarina, José Carlos desprezado pela vilã. Uma produção que te deixa com os nervos a flor da pele, atuando muito mais no pscilogico dos personagens do que nenhuma outra novela fez depois. Nem no Mexico e nem em nenhum outro lugar.


MULHERES DE AREIA (1993)
A mais prolifica escritora brasileira de novelas atendeu pelo nome de Ivani Ribeiro. Ao lodo de Janete Clair, ela escreveu historias que revolucionaram o jeito de se fazer esse produto. Mulheres de Areia é um remake de sua propria novela homonima de 1973 e mostrava as armações de Raquel (Glória Pires, excelente) contra sua irmã gemea Ruth (Glória Pires, excelente) para conquistar o garotão Marcos. Alem dos protagonistas, quem chamou a atenção do publico foi a rebelde Malu (Viviane Pasmanter, recem-saida do sucesso Felicidade, onde estreou como a vilã Débora)e Alor (Humberto Martins)o casal nada a ver que conquistou a todos.

A VIAGEM (1994)
O raio cai 2 vezes no mesmo lugar? A Viagem provou que sim. Tambem um remake de Ivani Ribeiro de uma novela dos anos 1970. Ainda trouxe a tona o esperitismo para o grande publico ao falar sobre vida após a morte. Uma revolução nas novelas: ela matou todos os protagonistas e criou personagens memoraveis como o mascarado.

PANTANAL (1990)
A unica novela fora da Globe que se tornou um sucesso absoluto. A Manchete viveu um periodo de glória durante sua programação neste ano de 1990. Seu Jornal da Manchete era muito mais elogiado do que o Jornal Nacional por sua total imparcialidade e nas tardes da emissora o Clube da Criança com Angelica reinava absoluto com os mega sucessos Jaspion e Changeman. Pantanal era todo simples. A história, os personagens memoraveis, a trilha sonora e as belissimas paisagens do Pantanal. Ah, e tinha um extra: as cenas de nudismo! Hoje em dia, é considerado baixaria colocar nu em novelas, mas na epoca foi um marco. Até pouco tempo o SBT reapresentou a novela que mesmo acabando quase a meia-noite teve muita audiencia.

POR AMOR (1997/98)
Inicialmente iniciada como uma continuação de Historia de Amor logo Por Amor se tornou um grande sucesso do horario das 8 com a troca de bebes feita por Helena (Regina Duarte) ao descobrir que sua filha Eduarda (Gabriela Duarte) não podia mais ter filhos. Então ela se tornou avó do filho! O momento que todos descobrem a verdade é classico e a novela se transforma num verdadeiro dramalhão (no bom sentido). Alem do mote principal os coaddjuvantes dão show ao começar por Susana Vieira com sua inesquicivel Branca a vilã que despresza os filhos,o marido, a todos, menos o filho Marcelo. Tambem tinha Nando e Milena (Du Moscovis e Carolina Ferraz), um dos casais com maior quimica na historia de nossas novelas. Orestes e sua filha Sandrinha que conquistou o pais ao ver o pai sofrer com o drama do alcolismo. Entre outras historias. Por amor foi a primeira novela das 8 a mostrar o cotidiano dos personagens ao mostra-los em situações rotineiras. Até então os personagens de novelas sempre estavam lindos, bem pentados e humurados.

LAÇOS DE FAMILIA (2000)
A ultima grande novela de Maneco. Um historia com personagens criveis e historia principal e paralelas dramaticas e polemicas. Helena (Vera Fisher) uma coroa bem sucessida conhece Edu um garotão que cai aos seus encantos e tambem aos da filha Camila o que traz a revelta da irmã de Helena, Iris terrivelmente apaixonada por Pedro, que pos sua vez está caido por Cintia. Esse troca-troca de casais não é nada quando perto do final Helena engravida de proposito de Pedro para salvar a vida da filha o que acaba desapontando Miguel. Entre outros conflitos imperdiveis nesta novela emocionante do começo ao fim.


A décima voce coloca aqui. Qual foi sua novela inesquecivel?