Páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

OS VINTE ANOS DE JORNADA NAS ESTRELAS: VOYAGER


Em 16 de janeiro de 1995 a comunidade trekker (fãs de Jornada nas Estrelas) estavam com os olhos voltados para a estreia da rede UPN. Não exatamente por que era uma nova rede TV americana criada para enfrentar as poderosas ABC, CBS, NBC e Fox é por que a emissora estreou também a nova série com a marca da franquia Jornada nas Estrelas, Voyager.

Voyager estreou recheada de expectativas, afinal, era a série substituta da bem sucedida A Nova Geração e a primeira da franquia a ter uma mulher na frente do elenco interpretando a capitã da nave.  O enredo de Voyager mostrava como a população da nave sobreviveria a ser enviada a anos luz de distancia longe de tudo e de todos. Um ótimo conceito dramático, certo? Infelizmente, os roteiristas não souberam explorar certos aspectos da historia e a série ficou quatro anos se arrastando trazendo um episodio bom aqui e acola. Era uma serie sem conflito, mutas vezes sem emoção que causou desinteresse até por parte dos fãs que preferiam a guerra politica espacial que era Jornada nas Estrelas: A Nova Missão (Deep Space 9). A resolução dos problemas criou uma polemica sem precedentes dentro da franquia. Com o sucesso do filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato e os vilões Borgs que sempre que apareciam rendiam ótimos episódios à  Nova Geração, a solução para dar um novo gás para Voyager estava em inserir os Borgs. Para isso, os produtores se livraram da personagem fixa Kes (Jennifer Lien) e introduziram Sete de Nove (Jeri Ryan). A saída de Jennifer foi questionada pelo elenco e muitos fãs consideram a entrada de Jeri como apelativa haja visto o uniforme usado por ela. Mas a entrada da nova personagem promoveu novas e interessantes historias.

A bela Jeri Ryan e seu polemico uniforme: muito apertado e sexy.


Em seus sete anos de exibição, porem, a serie enfrentou mais criticas do que elogios já que, apesar da entrada de Sete de Nove ter mexido com as estruturas da serie, os  outros personagens foram deixados de lado com foco apenas em Capitã Janeway (Kate Mulgrew, vista hoje quase irreconhecível em Orange is the New Black), Doutor (Robert Picardo, de Anos Incríveis) e Sete de Nove. Com isso, B'Elanna (Roxann Dawnson), Paris (Robert Ducan McNeil), Chakotay (Robert Baltran), Neelix (Ethan Philips) e Kim (Garret Wang) viraram coadjuvantes de luxo.  

O elenco com...

... e sem uniforme.

Pessoalmente, sempre gostei de Voyager e reconheço os muitos defeitos do seriado. Acho a abertura da série e o tema criado pelo maestro Jerry Goldsmith o melhor da franquia e os efeitos especiais criados são sensacionais e até então inéditos na TV. E como homenagem aos vinte anos da série, vou fazer uma maratona com os melhores episódios. A produção ainda é exibida no Brasil pelo canal pago SyFy. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Também gosto da serie parabéns pelo posr