Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

20 ANOS DE UM PEQUENO CLÁSSICO



Em 15 de Fevereiro de 1991 aconteceu no Japão a estreia da série que se tornou um cult absoluto. Chojin Sentai Jetman (Esquadrão dos Homens-Passaro Jetman) revigorou um genero que estava dando sinais de desgastes: o Super Sentai. Esse estilo de série surgiu a 35 anos e parte de um mesmo principio de 5 jovens escolhidos por uma força sobrenatural que usam roupas coloridas (o lider é sempre em vermelho e branco, as cores da bandeira japonesa) e lutam contra as forças de um grupo maligno, alienigena, de preferencia.


O que fez essa série tão diferente das outras é que ela foi planejada para atingir a todos os publicos e não só o infantil, publico alvo das séries Super Sentai. Claro que todo o esquema para vender brinquedos e quinquilharias estavam ali: os robôs gigantes, motos, veiculos, espadas, etc. Mas Jetman teve um algo a mais: conteúdo. Praticamente sustentado pelo trio Ryu, Kaori e Gai que, também é o primeiro triangulo amoroso visto nessas series, o enredo se desenvolvia bem mais por histórias ao redor do grupo do que o caso da semana. Gai é o anti-herói que aceita seu destino de lutar contra o mal na reta final do seriado e ele e Kaori abandonam o grupo para namorarem em paz. Outro pioneirismo que Jetman apresentou foi a presença de uma personagem feminina comandando o esquadrão. A shokan ou comandante teve muito trabalho para dar conta deste sentai. Detalhes abaixo.


Uma energia chamada Birdonic se manifestou em cinco jovens, antecipando a chegada de um grupo alienígena chamado Vyran. Essa energia ja estava predestinada para jovens corajosos guerreiros que estavam sendo treinados para isso, mas com o ataque do Vyran à base, o raio acabou atingindo o beberrão e mulherengo Gai, na garota rica e mimada Kaori, no agricultor gordinho Raita e na estudante Ako. O único preparado é Ryu, que por natureza se torna o líder deles. Com esse poder que esse grupo ganha, eles podem se transformar nos Jetman e lutarem contra os Vyran. Mas não será tão fácil assim, já que Ryu terá que lhe dar com três jovens despreparados e um que não quer nem saber desse destino. Ryu e a Comandante passaram os primeiros episódios tentando convencer esse quarteto nada fácil que a missão deles é séria. A Terra está em perigo.


E é aí que começam as diferenças de Jetman para as outras séries de super esquadrões, os novos heróis apanham muito até conquistar confiança, alem do relutante Gai, que é praticamente forçado a se unir a equipe, mas não engole Ryu ditando ordens a todo o momento. Outras diferenças mostradas no seriado é a demora em aparecer a bazuca que destrói os monstros e o robô gigante tambem. Os vilões Vyram são os mais diferentes que ja existiram também. Eles não tem um líder e disputam entre si para ver quem vai governar o mundo. Aparentemente, Radiguet parece ser o chefe, mas ele é mais poderoso. Tranz tem a aparência de um garoto de 8 anos e bola os planos mais estranhos para derrotar seus inimigos (quase no final ele se torna o poderoso Imperador Tranza). Grey é um robô com uma aparência cool que fuma, bebe vinho e ama Maria. A unica vilã do programa é a namorada de Ryu, Rie, que é sequestrada pelo grupo do mal. 


Posso dizer que a palavra que define bem Jetman é ousadia. O grupo de roteiristas da Toei pegou um gênero esgotado e reescreveu todas as regras. Eles deram mais enfase aos personagens principais. Cada um tem o seu drama particular: Ryu perdeu sua namorada Rie para o grupo de vilões, Kaori sempre teve tudo ao seu alcance e agora tem que lutar para conseguir algo. Ela é apaixonada por Ryu que não liga para ela. Gai só quer saber de ficar jogando e bebendo e se apaixona por Kaori. Raita tem problemas de baixa  auto estima e Ako só quer se divertir. Essa é o time que defendeu o planeta entre os anos 1991 e 1992! O seriado se tornou um cult ao redor do mundo por amadurecer um texto direcionado ao publico infantil. Que outra produção da época teve a audácia de produzir um episodio como "Durma no meu Colo"? (veja a relação dos melhores capítulos abaixo). Algumas historias acabavam de forma não convencional (os herois olhando o por do sol é bem clichê). E muitas crises aconteceram durante os 51episodios desse eletrizante seriado. Como crise entre eles, eles sendo despedidos, sem poderes, com robôs destruídos e por aí vai. O único defeito que Jetman tem para mim é o visual dos monstros. Um mais estranho que o outro. Teve o monstro que era um copo de miojo, outro em forma de televisor, outro que era um tomate e por aí. Nem isso tirou o brilho do melhor seriado super sentai que a Toei produziu, um clássico imbatível até agora.




+


A melhor forma de apresentar essa serie é através de seus memoráveis episódios. Todos os 51 capítulos são muito bons, mas apresento aqueles que melhor definem esse seriado genial.




01 (Procurando os Guerreiros), 02 (O Terceiro Guerreiro) e 03 (O Poder dos Cinco): A gênese dos guerreiros Jetman e a dificuldade da Comandante e de Ryu em apresentar a nova realidade para os quatro jovens escolhidos ao caso pela energia Birdonic.


21 (Lixo Ambulante): Ako joga fora um velho urso de pelúcia e ele ganha vida no lixão quando os Vyran percebem que os humanos não tratam como deviam os seus detritos. Um episodio politicamente correto e muito atual nos tempos de hoje que só se escuta sobre sustentabilidade.


31 (A Separação do Esquadrão) e 32 (Asas de novo): Gai e Kaori estão namorando e resolvem sair dos Jetman para viverem o seu romance em paz. Ryu sofre ao saber que a vilã Maria é a sua namorada Rie. 


34 (O Traidor Ryu): O lider dos Jetman está obcecado em fazer Maria voltar a ser Rie e acaba traindo o seus amigos ao levar os  projetos dos robôs para os vilões.


36 (A Caminhada Indigesta) e 37 (Imperador Tranza se Apresentando): A comandante resolve dar uma folga para seus guerreiros após tantas batalhas e dramas pessoais. Em Nagano eles são atacados por Tran, que fracassa no plano e é humilhado por seus colegas. Seu ódio faz ele se transformar numa criatura bem poderosa chamada Tranza que causa um grande dano nos heróis.


40 (Ordem! Troca do Esquadrão) e 41 (Sem transformação! A destruição da base): A energia Birdonic é sugada dos heróis por um meteoro que é transformado num monstro. Eles ficam sem se transformar. Nesse momento um antigo companheiro da Comandante aparece e despede os Jetman. No lugar deles, um novo grupo é escalado. Mas os Neo Jetman percebem que seu comandante só esta os usando. Para piorar, os garotos não tem experiencia para deter o monstro que invade a base e destrói tudo.




42 (Durma no meu colo):  A história é sobre o robô G2 criado para destruir os herois, mas ele acaba com defeito e é descartado por Tranza. O robozinho consegue fugir após ser espancado pelos soldados. Ele consegue uma sobrevida com a ajuda de Grey. O robô  se apega a Grey, que o evita tambem, já que esta mais preocupado com Maria que está ardendo em febre. Grey fica muito sentido pois seu corpo de metal é frio e não consegue esquentar a amada. G2 observa tudo de longe, triste pois sabe que ninguém gosta dele. Os Jetman aparecem atacam Grey e Maria e G2 os proteje mas acaba ferido. O robô que todos ignoram chora e explode na ultima cena. Difícil não se emocionar.




44 (O demonio Robo Veronica) e 45 (O Leite Quente da Vitoria): Para deter os poderosos robôs dos Jetman (Jet Icarus, Jet Garuda e Tetra Boy), Tranza inventa o demonio-robô Verônica, cuja a energia é sugada de alguns humanos presos dentro do corpo dele. Entre eles estão Kaori, Raita e Ako. Ryu e Gai vão ter que deixar as diferenças de lado e trabalharem juntos para salvar os amigos.


47 (A Gloria do Imperador Tranza) 49 (O Beijo da Morte) 49 (Maria Morre por Amor)  50 (As Batalhas Mortais) e 51 (Batam asas, Homens-Pássaros): A sequencia dos episódios finais de Jetman consegue ser ainda mais eletrizante com o plano final de Tranza, que acaba sendo derrotado por Radiguet que da um estranho poder para Maria, que tem que sugar sangue das pessoas para ganhar força.
Até mesmo Ryu acaba sendo transformado neste vampiro ao ser enganado por Maria. Mas Kaori, dizendo que o ama, consegue traze-lo de volta. E ele faz o mesmo com Maria, que acaba recuperando a memoria.  Segue uma sequencia de batalha entre os nêmeses Ryu e Radiguet e Gai contra Grey. Se a série fosse ruim, o ultimo capitulo valeria por tudo. Mas, alem da série ser sensacional como num todo, o ultimo capitulo consegue superar qualquer um produzido pela Toei na época (menos o primeiro episodio de Kamen Rider Black). A primeira parte é embate final entre um gigante Radiguet que faz uma fusao com o castelo contra todos os robôs dos heróis. A segunda parte, Jetman mostra como foi ousada e diferente ao apresentar o desfecho de cada personagem trés anos depois. Raita vive de suas plantações e é casado, Ako é famosa e Ryu e Kaori vão se casar. Eles estão esperando por Gai. Vou parar por aqui, mas digo que até o final da serie é melancólico, com a morte de um dos personagens principais de modo triste, mas muito bonita. 




                         Ako, Ryu, Shokan, Raita, Kaori e Gai.

Um comentário:

raider disse...

Não acharia que o final foi trágico, pois ainda houve-se uma extensão, quando o personagem Gai vem durante a série Gokaiger para proteger seus antigos amigos que levavam vidas normais e para entregar os poderes supremos aos Gokaigers. E também durante uma de suas batalhas mostra que mesmo morto estava mais forte do que nunca.