Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ARRISCANDO TUDO



A DC Comics está renovando suas estruturas para aumentar ainda mais as vendas de gibis. Uma decisão, no minimo arriscada, foi tomada no final do ano passado quando a editora zerou todos os títulos, cancelou e lançou muitas revistas e o pior de tudo (para os fãs mais xiitas) alterou uniformes, origens e apagou anos de cronologia de seus principais personagens: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde, Liga da Justiça e outros tantos. 


Para alivio de seus responsáveis, a estratégia, considerada kamikase por muitos, deu certo até agora e no mês de Janeiro a DC dominou o Top 10 das revistas mais vendidas. Outra estratégia que chacoalhou o mercado é a venda digital dos quadrinhos. A versão em pixel custa um dólar a menos que a de papel. O que os editores da editora tem em mente é a renovação dos personagem para os apresentarem para os novos leitores, a geração que cresceu na era digital e faz tudo on line. Mas a grande a responsável por essa mudança é a distinta concorrência, Marvel Comics. Desde que a editora do Homem- Aranha, X-men e Capitão América foi adquirida pelo conglomerado da Disney uma preocupação surgiu. Com toda a estrutura do grupo do Mickey a disposição, a Marvel tinha tudo para se tornar ainda mais forte no mercado. A DC agora é DC Entertaiment e usara toda a estrutura do grupo da qual faz parte, a Warner Bros. É uma disputa acirrada, afinal, a Marvel está reinando absoluta nos cinemas que puxam leitores para os quadrinhos, jogos e toda a quinquilharia possível. A DC só tem a franquia do Batman que dá bons resultados nas bilheterias. 


Outra decisão polemica tomada pelos executivos da editora é a nova identidade visual. Seu novo logotipo é considerado por muitos feio e que nada lembra os últimos logos usados que aparentavam ter uma relação de evolução entre si. Este novo é considerado muito moderninho e sem relação alguma com os quadrinhos.  Essa jogada toda só terá resultados a longo prazo e a unica coisa que nós fãs esperamos é que com essa mudança toda, que pelo menos traga boas histórias para nós lermos.






                     evolução do logotipo da editora, o novo é considerado                   
                         modermo, mas nada a ver com os quadrinhos 
                        
+


Mesmo estando no Top 10 revistas mais vendidas, nos números totais a DC ainda não domina. A Marvel ainda detém 3% a mais do total de gibis. O único campo que editora do Superman ainda não foi superado por sua rival é o da animação. Desde de 1992, ano da estreia de Batman - The Animeted Series (O Novo Batman, no Brasil), a DC da um show ao fazer uma grande homenagem ao seu panteão de super-heróis. Os próximos projetos animados também são campões de criticas positivas como Superman, Liga da Justiça Sem Limites e o mais recente, Justiça Jovem em cartaz no Cartoon Network. Ainda tem a estreia de Lanterna Verde. Mas o grande destaque é a adaptação de grandes (ou nem tanto assim) gibis para DVD e Blue Ray diretamente para vendas. Perolas como Mulher-Maravilha, Lanterna Verde - Primeiro Voo, A Morte do Superman, Batma sob o Capuz Vermelho, Liga da Justiça A Nova Fronteira são ótimas animações de uma hora e quinze em média cheia de boas histórias, animação decente e muita porrada.  Neste quesito, a DC pode respirar aliviada, a Marvel ainda nos deve um desenho a altura dos citados acima.



Nenhum comentário: