Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ACABOU-SE O QUE ERA DOCE?

Um fato vem mexendo com a Internet nos ultimos dias. A prisão do fundador do site Megaupload, Kim Dotcom e o posterior fechamento do site, abalou as estruturas de quem armazenava e compartilhava arquivos diversos como filmes, séries, desenhos, musicas, etc. Praticamente 80% dos sites que disponibilizavam esses tipos de arquivos tinham o Megauplod como principal fonte de distribuição do que ofereciam (ele é apontado como a maior biblioteca virtual). A mais de dois anos, quando pude ter o privilégio de ter Internet banda larga, conheci esse site/servidor. E através dele baixei muitos filmes, séries. Alguns deles, recem lançados no cinema ou TV, outros, clássicos que muito tempo não via. Graças a esses sites pude completar minha coleção de DVD de Buffy - A Caça Vampiros, já que a FOX até hoje não lançou a sexta e sétima temporadas.

O motivo alegado pelo FBI é que o serviço é uma clara obstrução aos direitos autorais de gravadoras, estudios de cinema ou emissoras de televisão, que prefeririam que as pessoas comprassem seus produtos e não baixassem da internet de modo ilegal, segundo eles. Eu utilizo esse serviço para uso próprio. Ou seja, baixo um filme o gravo em DVD para poder assistir em outra oportunidade. Ilegal seria se eu saisse por aí vendendo.  E quanto aos camelôs nos centros das cidades ou até mesmo nos bairros vendendo DVDs piratas. Isso sim, para mim é ilegal. Também não concordo que esses sites ofereçam filmes recém lançados nos cinemas - e, vamos combinar, a imagem e o som são péssimos.

Ao mesmo tempo que milhares de internautas se comoveram com o fechamento do megaupload, o FBI contra-atacou e revelou o patrimônio de Kim e o apresentou como um homem que adora luxurias e gasta tanto dinheiro quanto ganhou - segundo o órgão americano, eles investigam o homem também por ele ter ganho muito dinheiro em pouco tempo. Mas Dotcom está tranquilo dessas acusações e contratou o mesmo advogado do ex-presidente Bill Clinton.

Mas essa caça as bruxas promovida por dois orgãos de nome estranho - para nós brasileiros - PIPA e SOPA, só ajudou a hackers do mundo inteiro (eles se denominam como Anonymous) se reunirem a anunciarem o Março Negro. Espera-se que neste mês os piratas virtuais invadam e destruam sites e arquivos do governo dos EUA, promovendo, assim, a primeira guerra mundial virtual. Pelo menos, essa será a uma guerra ninguém matará ninguém.

Nenhum comentário: