Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

LISTA: MERYL STREEP


Sem duvida alguma, ela é a melhor atriz do momento. Seus filmes variam entre comedias descompromissadas (Simplesmente Complicado) a biografia de grandes personalidades (A Dama de Ferro). Protagonista ou coadjuvante, Meryl Streep  nunca deixa de ser notada. Nascida Meryl Louise Streep em 22 de Junho de 1949 na cidade de Summit, EUA, Streep decidiu seguir a carreira artística na faculdade ao se formar em artes. Passou por peças pequenas e médias até ganhar um Tony (O Oscar do teatro americano) e viu no cinema o próximo passo para vencer na carreira.


O primeiro papel na tela grande foi no filme Julia de 1977 e, desde então, não parou de trabalhar. Em 1979 fez o papel que mudou o rumo de sua carreira e a fez ficar mais conhecida. Recusada por Farrah Fawcett (na época presa ao contrato da série As Panteras - Charlie's Angels), ela conseguiu o papel de Joanna uma mulher descontente no casamento que sai de casa e reaparece para ter a guarda do filho no tocante drama Kramer versus Kramer ao lado de Dustin Hoffman onde conseguiu o Oscar de melhor atriz coadjuvante. A partir de então, cuidou ainda mais da carreira ao escolher bons papéis. Mas a maioria de seus personagens nos anos 1980 não eram de grande destaque, visto que o cinema desse período não fazia grandes personagens para atrizes, pois a onda eram os filmes de ação. Em 1995 ela fez o papel que é um dos preferidos por ela e seus fãs: Francesca a dona de casa dividida entre a família e uma paixão por um foto jornalista no romântico As Pontes de Madson dirigido e co-protagonizado por Clint Eastwood. O sucesso desse filme, abriu os olhos de Hollywood que percebeu que os grandes atores e atrizes também chamam bilheteria. Segue abaixo uma relação dos melhores filmes dessa fantástica e talentosa atriz, em ordem de ano de produção:




KRAMER VS KRAMER (1979):


O primeiro grande papel de Meryl no cinema também lhe deu um Oscar de coadjuvante ao fazer Joanna a mulher que larga a família e volta para obter a guarda do filho após ele já estar bem criado pelo pai (Dustin Hoffman). O titulo do filme se refere a batalha travada entre o casal que dividiu a opinião do publico.






AS PONTES DE MADSON (1995):


Para mim é filme mais romântico de todos os tempos. Meryl é Francesca uma dona de casa comum que, ao ficar sozinha num fim de semana, conhece um jornalista e inicia um romance com ele e fica dividida entre a família e essa paixão. Dirigido por Clint Eastwood, esse romance nada açucarado mostra uma química perfeita entre Streep e Eastwood num filme que reacendeu a carreira de ambos num período em que o cinema era pura testosterona.








O DIABO VESTE PRADA (2006):


Parcialmente inspirado numa historia real, essa simpática comedia mostra Meryl como a cruel editora da revista Runway Miranda que adora deixar a vida de sua assistente Andrea (Anne Hattaway) uma loucura. Mostrando os bastidores da moda, esse filme tambem mostra até onde uma pessoa pode ir pela carreira.






LEÕES E CORDEIROS (2007):


A atriz faz uma jornalista que ajuda o personagem de Tom Cruise a desvendar os bastidores, nada legais, da guerra do Afeganistão. Dirigido pelo sempre competente Robert Redford.






DUVIDA (2008):


Meryl é a irmã Aluisius uma freira que acusa um padre (Philip Seymor-Hoffman) de pedofilia e unica que pode ajuda-lo é a irmã James (Amy Adams) que tem duvida se viu o padre cometer o abuso ou não. Um drama poderoso que se sustenta só na brilhante interpretação dos atores.






MAMMA MIA! (2008):


Nesta deliciosa comédia musical, Meryl faz o papel de Donna uma mulher que esconde da filha (Amanda Sienfried) a identidade do pai da garota e quando ela vai casar chama os três possiveis candidatos (Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skargard). Os atores cantam e dançam ao som de musicas do grupo ABBA.





Nenhum comentário: