Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MEUS LIVROS FAVORITOS

Você há de concordar comigo que ler é uma das melhores coisas que existem, não? Por mais que você não goste de ler um livro, por exemplo, imagine-se sem saber ler, que horror seria. E pensar que num passado não muito distante, era comum no Brasil termos muitas pessoas analfabetas. Comecei o gosto pela leitura aos 12 anos quando comprava os gibis da Turma da Monica e os devorava sem parar (eles ainda continuam guardados dentro de uma caixa). A medida que fui crescendo, meu gosto de leitura foi mudando. Conheci os gibis americanos graças aos desenhos O Novo Batman e X-men, então fui apresentado as editoras Marvel e DC, mas naquela época não ligava muito para nomes. O próximo passo, foram as revistas informativas, a clássica Herói que vendia milhares de exemplares graças ao sucesso fenomenal d'Os Cavaleiros do Zodíaco. Então veio o interesse por séries e filmes. Nessas revistas, sempre davam dicas de livros. Foi aí que conheci Julio Verne, considerado o pai da ficção cientifica e seu futuro utópico e outros autores e livros foram aparecendo. Segue um pequeno guia dos livros que acho mais interessantes e indico para você ler.






DA TERRA Á LUA (JULIO VERNE, 1865):
Um excêntrico aventureiro francês fica sabendo que um grupo de pessoas quer mandar um projetil para Lua. Ele da ideia dele ser tripulado que é aceita. Junto com outros dois corajosos homens, eles são enviados ao satélite e ficam em orbita da Lua.


POR QUE LER: Pelo simples fato de Verne ter se adiantado quase um século e ter adivinhado (ou profetizado?) que o homem iria para a Lua num foguete para  explora-la . Tirando um ou outro detalhe (o projétil do livro seria mandado através de um canhão) foi simplesmente o vislumbre de um futuro distante. E não é só isso, o estilo de narrativa de Julio Verne é leve e muito agradável de se ler.






A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS (JULIO VERNE, 1972):
Gostei tanto do jeito que Julio Verne escreve, que resolvi apostar em outra leitura do autor. Bastante conhecido (graças a adaptações cinematográficas), A Volta ao Mundo em 80 Dias é outra excitante aventura que, como o titulo sugere, mostra o solitário Phileas Fogg que resolve fazer uma aposta para ver se consegue dar a volta ao mundo num período de 80 dias.  Sua aventura se torna ainda mais perigosa ao ser perseguido por um detetive que acha que ele é um criminoso.


POR QUE LER: simplesmente por que é muito divertido. Julio descreve lugares que, ou visitou ou ouviu dizer e, em cada parada, Phileas junto com seu criado, entram em muitas enrascadas. O final é de tirar o folego.






A SERVIDÃO HUMANA (W. SOMERSET MAUGHAM, 1915):
Me interessei a ler este maravilhoso livro por causa de um dialogo em Buffy- A Caça Vampiros ("Eddie -  Voce já leu A Servidaõ Humana?".  "Buffy -Não, eu to tentando parar com a Pornografia" ). Ela se confundiu por que o titulo original do livro - The Human Bondage- a pavalra bondage, hoje é um tipo de fetiche sexual. Genial. Fiquei curioso para saber sobre este livro e não me decepcionei. 
A Servidão Humana é a historia de Philip um jovem que nasce com um defeito na perna que torna o grande obstaculo de sua vida. Sua unica opção é se dedicar as artes e o estudo. Certo dia ele conhece uma garota que transforma a sua vida num tormento ainda maior.


POR QUE LER: Num tom quase que autobiográfico, Maugham narra a vida de Philip um personagem, nos termos de hoje, loser. Seu defeito na perna o torna inseguro, introspectivo e tímido. É muito interessante ver a sua evolução e o fato que ele tem que mudar para melhorar a sua vida. Eis que, na reta final, aparece Mildred e ele acaba fazendo todas as vontades de uma mulher que, todos veem, não o ama. Enfim, um livro envolvente do começo ao fim.








O VÉU PINTADO (W. SOMERSET MAUGHAN , 1925):
Kitty é uma jovem interesseira e frívola que é pressionada pelos pais para se casar com médico Walter Fine . Enquanto o marido trabalha, ela se sente entediada e conhece o charmoso Charlie e tem um caso com ele. Walter descobre e, como castigo, aceitaum trabalho num lugar isolado da China. Chegando lá, ele e Kitty voltam a se apaixonar por que a morte cerca eles. Uma epidemia de cólera atinge o lugar que eles estão 


POR QUE LER: fui atras do livro por que adorei A Servidão Humana, e me deparei com O Véu Pintado. Outro clássico maravilhoso. O livro é todo em cima da relação de Walter e Kitty, que começa má e aos poucos vai melhorando. E a garota, que até metade do livro nos dá antipatia do jeito que trata o marido, vai mudando (e nos conquistando) aos poucos. Tem um filme muito bem feito e adaptado a parir do romance, chamado O Despertar de uma Paixão com Naomi Watts e Edward Norton, de 2006. 








MUSASHI (EIJI YOSHIKAWA, 1935):
O autor se propõe a romancear a historia do mais conhecido samurai do Japão, Myamoto Musashi. Com uma força sem igual e munido de duas espadas, o homem teve a vida de assassino mudada quando conheceu as artes, através de um monge. 


POR QUE LER: apesar de ser um calhamaço de duas mil paginas (dividido em dois volumes no Brasil e publicado num jornal no seu país de origem), Musashi é um livro envolvente com um protagonista carismático que muda no decorrer da história sempre para melhor. A autobiografia de Musashi é misturada com personagens criados pelo autor, o que torna tudo envolvente. Mesmo que você não goste de historias de samurai, vale pelo romance platônico entre o herói e a tímida Otsu e seus desencontros amorosos. Além dos outros personagens secundários que roubam a cena toda as vezes que aparecem como a velha vingativa Osugi. 








HARRY POTTER (J.K. ROWLING, 1997):
Com mais de um bilhão de exemplares vendidos, a série Harry Potter é mais interessante no seu formato de papel do que de celuloide (os filmes deixam muitos detalhes não aparecerem). Cada detalhe, por menor que fosse, era explicado pela autora que surpreendia a cada novo livro lançado. Com muitos personagem carismáticos alem do trio principal, o tom de cada volume, de cada história vai aumentando, ficando mais sério e adulto, por isso conquistou pessoas de todas as idades.


POR QUE LER: indicado para quem adora ser surpreendido. É impossível, não se envolver no mundo criado por Rowling (que diz a lenda, ter criado a historia escrevendo o borrão num guardanapo enquanto fazia um lanche).








1984 (GEORGE ORWELL, 1949):
Numa sociedade controlada por um regime politico totalitário e repreensivo, Wilston Smith trabalha falsificando documentos e noticias sob as ordens do governo. Até que chega o diga que ele resolve se rebelar, mas não será assim tão fácil.


POR QUE LER: já se perguntou por que o programa  Big Brother tem esse nome? Por causa deste livro. Na sociedade proposta por Orwell no romance, as pessoas são controladas pelo grande irmão (big brother, no original) que os obriga a venerar o governo e não ter prazeres na vida (nem sexo, os bebês nascem com inseminação artificial). Telas imensas são espalhadas nas ruas, fabricas e dentro das casas das pessoas as vigiando. Ao ler o livro, é interessante notar as semelhanças com o que vivemos hoje em dia, com câmeras por todo o lado, e a televisão, jornais e internet forçando você a gostar de algo que não quer - não diretamente, claro. 








O SENHOR DOS ANÉIS (J.R.R TOLKIEN, 1954):
Outra série de livros que virou mania no mundo no começo desta década graças a uma super produção de Hollywood que adaptou fielmente o mundo de fantasia criado por Tolkien.


POR QUE LER: assim como os romances Musashi e Harry Potter, a saga O Senhor dos Anéis é cuidadosamente escrito em detalhes incriveis por seu criador. Parece como na idade média, como se a Terra Média , local onde se passa o romance, realmente existisse. Esse detalhismo todo, torna a leitura ainda mais prazerosa mesmo pela quantidade de paginas existentes nos tres romances.

Nenhum comentário: